Fechar
GP1

Mundo

Senado aprova projeto de novas eleições presidenciais na Bolívia

De acordo com o texto, ex-presidentes que já tenham ocupado o Executivo local por dois mandatos não podem se candidatar - o que veta a participação do ex-presidente Evo Morales no pleito.
Por Estadão Conteúdo

O Senado da Bolívia aprovou, neste sábado, projeto de lei para a realização de novas eleições presidenciais no país. De acordo com o texto, que agora segue para avaliação dos deputados bolivianos, ex-presidentes que já tenham ocupado o Executivo local por dois mandatos não podem se candidatar - o que veta a participação do ex-presidente Evo Morales no pleito.

A realização de novas eleições vem em meio a uma forte crise política e social. A Bolívia vive uma onda de protestos violentos desde que foi anunciada a eleição de Evo Morales para um quarto mandato, no fim de outubro, em votação contestada pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

Hoje, a Bolívia é comandada pela autoproclamada presidente interina, Jeanine Añez, que assumiu o cargo após Morales renunciar e receber asilo político do México. Desde que conquistou um novo mandato, o ex-presidente socialista vinha sendo pressionado por grupos opositores e pelas Forças Armadas do país a deixar o posto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Parlamento boliviano recebe carta de renúncia de Evo Morales

Evo Morales denuncia ordem de 'prisão ilegal' contra ele

Evo Morales renuncia ao cargo de presidente da Bolívia

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.