Fechar
GP1

Mundo

Criança brasileira de 2 anos desaparece em rio na fronteira com México

A mãe, uma cidadã haitiana, foi presa pelas autoridades americanas na segunda-feira assim que cruzou o Rio Grande e relatou que sua bebê havia desaparecido.

Uma criança brasileira de dois anos desapareceu esta semana no Rio Grande, na fronteira dos Estados Unidos com o México, quando a mãe - uma cidadã haitiana - tentava entrar ilegalmente no território americano, informou a Agência Alfandegária e de Proteção de Fronteira dos EUA (CBP, na sigla em inglês).

A mulher, cujo nome não foi revelado, foi presa pelas autoridades americanas em Del Rio, no Texas, na segunda-feira, 1º, assim que cruzou a fronteira. No momento em que foi detida, ela informou às autoridades que tinha perdido sua bebê durante a travessia.

Em comunicado, a CBP informou que agentes de Del Rio iniciaram na própria segunda-feira uma operação de busca pela criança, auxiliados por agentes mexicanos de Ciudad Acuña, no Estado de Coahuila. "Sempre que uma criança se perde é um evento trágico", afirmou o chefe de patrulha de Del Rio, Raul Ortiz. "Não posso nem imaginar a angústia que os pais desta criança devem estar sentindo e espero que nossos esforços de busca sejam coroados com um resultado positivo."

Ao Estado, o Corpo de Bombeiros de Ciudad Acuña, afirmou que um grupo de dez imigrantes haitianos tentava cruzar o Rio Grande quando a criança desapareceu. Como a correnteza do rio é muito forte, a bebê teria soltado a mão da mãe e sido levada pelas águas.

As buscas foram retomadas na manhã desta quarta e os bombeiros de Ciudad Acuña trabalham em parceria com autoridades americanas. Os trabalhos para tentar localizar a criança, que envolvem botes, equipes de mergulhadores e veículos remotos submergíveis devem continuar ao longo do dia.

Morte trágica

O desaparecimento da bebê ocorre pouco mais de uma semana depois de outro caso trágico na fronteira. Em 23 de junho, dois salvadorenhos, Óscar Martínez, de 25 anos, e sua filha Valeria, de apenas 23 meses, também desapareceram no Rio Grande durante a tentativa de entrar ilegamente no território americano.

Os corpos dos dois foram localizados no dia seguinte centenas de metros abaixo do local onde foram vistos pela última vez. A camiseta preta de Óscar estava erguida até o peito com a cabeça da menina por dentro. O braço dela está em volta do pescoço do pai, sugerindo que ela se agarrou a ele em seus momentos finais.

Rota para os EUA

Em agosto, reportagem do Estado mostrou que muitos haitianos que deixaram o País em direção aos EUA ficaram em cidades como Tijuana em razão da intensificação das política anti-imigrantes do governo Trump e da pressão constante sobre o governo mexicano. Eles se dividiam entre o arrependimento por terem deixado o território brasileiro e a esperança de um dia chegar ao outro lado da fronteira.

Também mostrou o caso da brasileira Sandra Almeida Santos, que deixou um casamento de 11 anos e o emprego na Polícia Federal de Belo Horizonte para acompanhar o haitiano Alain Régis até o México.

Mais recentemente, o País também entrou na mira de africanos que tem como objetivo chegar ao território americano. O governo do presidente Andrés Manuel López Obrador, chamado popularmente de AMLO, cedeu a uma dura política migratória criada por Trump para a fronteira sul do México depois que Washington ameaçou impor tarifas progressivas aos produtos mexicanos e tornou a travessia mais complicada nos últimos meses.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.