Fechar
GP1

Mundo

Portugal anuncia uso obrigatório de máscara nas ruas

País europeu enfrenta agravamento da pandemia de coronavírus.

O uso de máscara será em breve obrigatório nas ruas de Portugal, mais um dos países europeus que enfrentam o agravamento da pandemia de coronavírus.

A medida foi aprovada nesta sexta-feira, 23, pelo Parlamento, graças aos votos dos socialistas no poder e da oposição de direita.

A medida entrará em vigor após a ratificação do presidente conservador Marcelo Rebelo de Sousa e terá validade de 70 dias, podendo ser renovada.

O uso de máscara, que não pode ser substituída por viseira, será obrigatório para todas as pessoas com mais de dez anos "quando o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde for inviável", de acordo com a versão final do texto citado pela agência Lusa.

Os partidos de extrema esquerda se abstiveram e criticaram o caráter demasiado vago de uma lei que também prevê exceções, quando o uso da máscara for "incompatível com a natureza das atividades realizadas".

O texto da medida substituiu um projeto de lei que o governo retirou de pauta, porque pretendia tornar obrigatório o uso de um aplicativo móvel de rastreamento de contatos.

Esta disposição causou indignação, pois a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza o uso voluntário desse tipo de aplicativo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Portugal decreta calamidade e quer lei para obrigar o uso de máscara

Escolas devem reabrir com máscara e distanciamento, diz Ministério da Saúde

Covid-19: uso de máscara será obrigatório em Paris

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.