Fechar
GP1

Mundo

Ataque suicida em Cabul deixa ao menos 13 mortos e 30 feridos

Atentado aconteceu perto de um centro educacional na capital afegã.

Ao menos 13 pessoas morreram e 30 ficaram feridas neste sábado, 24, por conta da explosão de uma bomba perto de um centro educacional em Cabul, capital do Afeganistão, segundo o Ministério do Interior. O ataque ocorreu perto de um centro de treinamento para estudantes, no oeste da capital afegã, declarou Tareq Arian, porta-voz do Ministério.

"Um kamikaze que queria entrar no centro educacional foi identificado pelos guardas. Ele se explodiu no caminho que conduz ao centro, antes de poder entrar", detalhou. O porta-voz informou que relatórios preliminares apontam que 13 pessoas morreram e outras 30 foram feridas.

Um vídeo feito no local do ataque e compartilhado nas redes sociais mostra vários corpos cobertos por mantas em uma estrada de terra, enquanto os feridos são transportados para fora do local. Um funcionário do centro confirmou que a explosão ocorreu no estacionamento do centro.

Um porta-voz do Taleban negou no Twitter a responsabilidade pelo ataque, que ocorreu em um momento delicado, quando equipes dos insurgentes e do governo se reúnem no Catar para buscar um acordo de paz, mesmo com o aumento da violência e a retirada das tropas dos Estados Unidos.

O oeste de Cabul é povoado principalmente por hazaras, uma etnia quase exclusivamente xiita, que é frequentemente atacada pelo grupo Estado Islâmico. O Afeganistão registra um aumento da violência, enquanto os talibãs e o governo começaram em setembro negociações em Doha para encerrar décadas de guerra, até o momento sem grandes avanços.

Na mesma área de Cabul, dezenas de estudantes morreram em um ataque a outro centro educacional em 2018, enquanto em maio homens armados atacaram uma maternidade, matando 24, incluindo mães e bebês.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.