Fechar
GP1

Mundo

Donald Trump decide levar eleição nos Estados Unidos para a Justiça

Presidente pediu recontagem de votos em Wisconsin e requisitou fim da contagem em Michigan e e Pensilvânia; esta será a segunda vez que a eleição presidencial nos EUA vai parar nos tribunais.

Os cidadãos americanos foram às urnas na terça-feira, 3, para decidir quem será o próximo presidente dos EUA. Após o início das apurações, uma acirrada disputa entre Donald Trump e Joe Biden se desenhou ao longo da madrugada. Nesta quarta-feira, 4, com o candidato democrata à frente no placar, a candidatura do presidente ajuizou o processo eleitoral, pedindo a recontagem de votos em Wisconsin, além de requisitar o fim da contagem de votos em Michigan e Pensilvânia. Juntos, os três Estados somam 46 votos no colégio eleitoral e são considerados decisivos.

Esta pode ser a segunda vez na história que uma eleição americana vai parar na Justiça. Em 2000, o candidato democrata Al Gore, que enfrentava o republicano George W. Bush, pediu a recontagem de votos na Flórida. Após tramitar nas instâncias estaduais, o caso chegou à Suprema Corte americana. Na ocasião, a composição da Corte era formada por cinco juízes indicados por republicanos e quatro por democratas. Após 40 dias, foi decidido por 5 votos a 4 que o resultado da votação seria mantido, garantindo a vitória a Bush.

Conversamos com o advogado da União Rodrigo Becker e o professor de Relações Internacionais na ESPM, Gabriel Adam, sobre quais serão as etapas e as consequências de a eleição nos EUA ir parar na Justiça.

Baseado em qual artigo Trump pode entrar com a ação na Justiça?

Gabriel Adam: Como a eleição é federal, ele pode entrar com base na lei eleitoral americana, e assim levar o caso direto para a Suprema Corte. Entretanto, a tradição e tendência é que deixem os tribunais estaduais decidirem.

Quais são os caminhos possíveis de contestação e em que condições?

Adam: Isso depende da legislação de cada Estado. Há locais, por exemplo, que possuem recontagem automática caso não haja a distância de 1% entre os candidatos. Em outros, o pedido de recontagem precisa ser feito em até uma semana.

Como seria o andamento do processo da eleição na Justiça?

Rodrigo Becker: É preciso entender primeiramente qual a razão da eleição ir para a Justiça. A campanha republicana afirmou que irá pedir a recontagem Wisconsin, na linha do que aconteceu em 2000 com Al Gore na Flórida. O segundo ponto é saber onde ele vai judicializar. Neste caso, seria na Justiça Estadual de Wisconsin. Em seguida, o processo segue todos os trâmites, podendo chegar à Suprema Corte, assim como foi em 2000.

Qual o papel da Suprema Corte no processo?

Becker: É preciso destacar que antes de chegar à Suprema Corte americana, o processo deve seguir todas as instâncias. Pegando o exemplo de Wisconsin, passaria pela primeira instância estadual, pela segunda, chegaria à Suprema Corte do Estado e só assim pararia na Suprema Corte dos EUA. Mas isso é no modo normal. Existe a possibilidade de a Justiça dos EUA avocar o processo para si e não esperar a tramitação regular do caso. Isso não aconteceu no Bush contra Gore e acho improvável que aconteça agora. Acredito que a Suprema Corte americana só atuaria no processo quando o recurso chegar a ela. Há também a possibilidade do Trump ajuizar uma ação na Justiça Federal, alegando uma violação na lei, encurtando o caminho pela supressão de uma instância.

Quem compõe hoje a maioria na Suprema Corte?

Becker: A Corte é formada por nove juízes. Atualmente, são seis indicados por republicanos e três por democratas. Fazendo uma análise objetiva, tende-se a dizer que a maior parte da composição hoje é de conservadores e Trump teria a maioria em uma possível judicialização do caso.

Isso significaria uma vantagem?

Becker: Sim. Entretanto, há o precedente do caso Al Gore. Se o objetivo do presidente for a recontagem de votos, o precedente é desfavorável a ele. Mas a questão pode ser levada por outro aspectos, como fraude. A Suprema Corte não tem um histórico politizado, como ficou mais evidente da gestão do Bill Clinton, quando havia sete conservadores e eles não reverteram nada. Porém, a atual composição está mais inclinada a votar pautas conservadoras.

Vale destacar que o presidente da Corte, John Roberts — um homem muito ponderado —, Neil Gorsuch, um dos juízes, votaram em questões importantes contra o Trump neste ano, o que é interessante de ser observado.

A indicação da Amy Coney Barrett por Trump para a Suprema Corte foi visando um possível revés na eleição e levando a judicialização do processo?

Becker: Sim, mas não só isso. O fato principal é a colocação de um sexto juíz republicano. As pautas conservadoras que os republicanos tentam reverter na Suprema Corte, como aborto, porte de arma e o Obamacare, são tão grandes quanto a própria eleição. Colocar mais um membro indicado pelo Partido Republicano é uma forma de conquistar ainda mais eleitorado. Coincidentemente, a Amy Coney Barrett trabalhou na equipe jurídica do Bush quando a eleição de 2000 foi judicializada.

Por até quanto tempo o processo pode durar?

Adam: A princípio não existe um prazo um específico para o processo ser finalizado. A Constituição americana diz, porém, que o novo presidente deve assumir no dia 20 de janeiro. Segundo a linha sucessória, o posto fica a cargo do presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, que atualmente é Nancy Pelosi, uma democrata.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump diz que vai se declarar vencedor 'quando houver vitória'

Donald Trump diz que haverá batalha judicial sobre apuração dos votos

Instituto que acertou resultado das eleições de 2016 prevê vitória de Trump

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.