Fechar
GP1

Mundo

Covid-19: União Europeia avalia doar 5% de suas vacinas a países pobres

As doses doadas podem ser usadas na vacinação, geralmente em duas doses, de 16 milhões de profissionais de saúde em 62 países pobres.

A União Europeia pode doar para nações mais pobres 5% das vacinas contra covid-19 que adquirir, mostrou um documento interno do bloco visto pela agência Reuters.

O plano, esboçado pelo governo da França, estabelece pela primeira vez uma meta clara para doações – até então, o repasse só seria uma opção em caso de sobra de doses.

Pelo plano francês, que ainda precisa do aval dos 27 países da UE, até 65 milhões de doses de vacinas contra covid-19 poderiam ser doadas pelo bloco. O número representaria 5% das 1,3 bilhão de doses que a UE já assegurou até o momento sob seis acordos avançados de compras firmados com Pfizer/BioNTech, Moderna, Johnson & Johnson, AstraZeneca/Oxford, Sanofi/GSK e CureVac, mostra o documento.

A medida, no entanto, pode prejudicar o Covax, mecanismo de distribuição de imunizantes co-liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem a meta de entregar 2 bilhões de doses até o final do ano que vem para pelo menos 20% da população mundial.

Embora o plano proponha utilizar o mecanismo para identificar países que mais precisam de ajuda, as vacinas seriam diretamente entregues pelos fabricantes que têm um acordo de fornecimento com a UE – uma forma de diminuir custos operacionais.

O documento estima que as doses doadas podem ser usadas na vacinação, geralmente em duas doses, de 16 milhões de profissionais de saúde em 62 países pobres. Trabalhadores médicos e de enfermagem em outros 54 países de baixa renda também podem se beneficiar da doação.

Até agora o Covax tem tido dificuldade de encomendar doses, já que a maioria já foi reservada por países ricos, incluindo os da UE que, apesar de financiarem o mecanismo da OMS, preferiram não comprar vacinas por meio dele porque não quiseram ter seu fornecimento limitado a 20% da população, disseram autoridades do bloco à agência Reuters.

NOTÍCIA RELACIONADA

União Europeia compra 300 milhões de doses de vacina da Pfizer

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.