Fechar
GP1

Mundo

Chile aprova uso da vacina da Pfizer contra a covid-19

País é o primeiro da América do Sul a liberar o uso do imunizante, que será aplicado a maiores de 16 anos.

A agência reguladora de saúde do Chile informou nesta quarta-feira, 16, que aprovou o uso emergencial da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer e o imunizante poderá ser administrado a pessoas de mais de 16 anos no país. Com isso, o país se torna o primeiro da América do Sul a aprovar o uso do imunizante.

O Instituto de Saúde Pública (ISP) recebeu a solicitação no dia 27 de novembro e pediu que uma comissão de especialistas analisasse os antecedentes apresentados pela farmacêutica, que conduziu o processo quase paralelamente à sua avaliação nos Estados Unidos.

“Esta resolução será probatória com certos aspectos de controle, e à medida que formos avançando e vendo que há maiores antecedentes vamos poder ir ampliando-a”, disse Heriberto García, diretor do ISP, durante a sessão. “Há toda uma análise importante com respeito a como vamos fazer os estudos e análise de risco e a farmacovigilância para justamente tranquilizar a população com respeito a qualquer situação que o justifique”, acrescentou.

A vacina da Pfizer é uma daquelas com as quais o governo chileno firmou contratos para garantir um acesso caso sua eficiência seja comprovada. O imunizante já está sendo aplicado, de forma emergencial, em países como Reino Unido, EUA e Canadá.

No final de semana, o ministro da Saúde chileno, Enrique Paris, disse que o país está preparado logisticamente para começar a aplicar a vacina contra coronavírus da Pfizer assim que ela estiver aprovada e disponível.

O Chile soma 576.731 casos e 15.959 mortos da doença.

NOTÍCIA RELACIONADA

Chile decreta uso obrigatório de máscaras no transporte público

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.