Fechar
GP1

Mundo

Covid-19: profissionais da saúde serão os primeiros vacinados no México

Estratégia de vacinação do país de 130 milhões de habitantes tem cinco fases; a primeira começa em dezembro de 2020 e a última termina em março de 2022.

Profissionais da área de saúde do México serão o primeiro grupo prioritário a receber a vacina contra covid-19, informou nesta terça-feira, 8, o governo do país. O processo de inscrição começa na terceira semana de dezembro.

Depois, as prioridades serão pessoas que tenham doenças, doenças graves e complicações sérias de saúde, informou subsecretário de Prevenção e Promoção da Saúde, Hugo López-Gatell em coletiva de imprensa. Durante a apresentação do plano de vacinação, o oficial afirmou que “todos terão acesso à vacina”.

No entanto, ele observou que a priorização desempenha um papel fundamental para atingir a meta de cobertura, que é de no mínimo 75% da população com 16 anos ou mais, em um país de cerca de 130 milhões de pessoas.

Ele ressaltou que a primeira etapa da vacinação será de dezembro 2020 a fevereiro de 2021, com a aplicação de 125 mil vacinas de Pfizer na Cidade do México e em Coahuila. A primeira etapa será realizada com o auxílio das Forças Armadas.

A vacina requer duas doses, com diferença 21 dias. Por isso, o primeiro envio será de 125 mil doses e a segunda remessa virá depois. Ele explicou que a estratégia de vacinação do governo mexicano compreende cinco etapas que começarão em dezembro de 2020 e seria concluído em março de 2022.

López-Gatell destacou que o fato de o México e o mundo terem uma vacina contra covid-19 "permite ter novos horizontes de esperança" e indicou que a vacinação “é uma questão de Estado e exige a envolvimento de todos os setores da sociedade ”.

Além disso, ressaltou que a vacinação "não se trata apenas de um produto", mas inclui todo um plano de trabalho. Disse ainda que as doses também devem ser complementadas com outras ações que são "relevantes, como medidas gerais de higiene pública" e a capacidade de cuidar das pessoas doentes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Canadá planeja vacinação contra covid-19 na próxima semana

Reino Unido começa vacinação contra covid-19 um mês antes dos países da UE

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.