Fechar
GP1

Mundo

Alemanha registra recorde de mortes diárias por covid-19

Chanceler alemã pediu que a população reduza o nível de socialização e afirmou que o momento é decisivo para conter o avanço do vírus.

A Alemanha registrou um recorde de mortes por covid-19 nesta quarta-feira, 9. A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu um endurecimento das medidas restritivas para conter o avanço do vírus e pediu que a população reduza o nível de socialização.

De acordo com o centro nacional de controle de doenças, Instituto Robert Koch, o país registrou 590 mortes relacionadas ao novo coronavírus nas últimas 24 horas - mais de 100 a mais do que o recorde anterior, de uma semana atrás. A Alemanha contabilizou 20.815 novas infecções diárias. O país, que tem 83 milhões de habitantes, já registrou ao todo quase 1,22 milhão de casos da doença e 19.932 mortes por covid-19.

No parlamento, Merkel afirmou que o momento é decisivo no combate à pandemia e descreveu como “alarmante” a quantidade crescente de pessoas que necessitam de cuidados intensivos e que estão falecendo em decorrência da doença.

"Estamos em uma fase decisiva, talvez a mais decisiva, de luta contra a pandemia", disse Merkel nesta quarta. “Os números estão em um nível muito alto", destacou a chanceler, que tem defendido reiteradamente uma ação decisiva para combater a pandemia, mas enfrenta a resistência de governadores, que são os responsáveis por impor ou relaxar restrições.

Neste momento, bares, restaurantes, e locais de esporte e lazer estão fechados na Alemanha, com hotéis fechados para turistas. Escolas e comércio permanecem abertos.

Em sua fala nesta quarta, Merkel apontou que a Academia Nacional de Cientistas e Acadêmicos recomendou que os alemães reduzam o contato social e adotem um duro lockdown de 24 de dezembro a 10 de janeiro. “Faríamos bem em levar a sério o que os cientistas nos dizem”, afirmou a chanceler.

Ela pediu que os governos estaduais considerem o fechamento das escolas antes do Natal, e se referiu a uma movimentação de pessoas de uma barraca de vinho quente para outra, durante as festividades, seria “inaceitável” em vista do número diário de mortes por covid-19. “Se tivermos muito contato antes do Natal e for nosso último Natal com nossos avós, teremos sido negligentes”, disse ela. Alguns governos estaduais já estão endurecendo medidas de isolamento social.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alemanha ultrapassa um milhão de casos confirmados de covid-19

Covid-19: França e Alemanha estudam implantar novo lockdown

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.