Fechar
GP1

Mundo

Retrospectiva: veja o que foi destaque no mundo no ano de 2020

A pandemia da covid-19 foi um dos fatos que mais marcou este ano, afetando pessoas de mais de 181 países ao redor do mundo.

O ano de 2020 foi marcado pelos mais diversos acontecimentos em todo o mundo, nos âmbitos correspondentes à política, saúde, religião, economia e à sociedade. O GP1 reuniu os principais destaques nesta retrospectiva, mês a mês.

Janeiro

Primeira morte por covid-19

A primeira morte em decorrência da covid-19 no mundo aconteceu no dia 02 de janeiro, na cidade de Wuhan, na China. Um idoso de 61 anos foi a primeira vítima fatal do novo coronavírus, antes da pandemia se propagar em mais de 181 países.

Ataque Aéreo dos Estados Unidos

Um ataque aéreo ordenado pelo presidente norte-americano Donald Trump, matou o general iraniano Qassim Soleimani no dia 02 de janeiro, no aeroporto de Bagdá, capital do Iraque. O general era responsável pelos assuntos iraquianos na Guarda Revolucionária do Irã, e era um dos militares mais poderosos do grupo, que é considerado terrorista pelos Estados Unidos.

O bombardeio gerou uma onda de temor na maior economia do mundo e no Irã, em que analistas de ambos os países ficaram preocupados com o possível início de uma guerra no território do Iraque, após o ataque aéreo.

Foto: APVelório de Qassim Suleimani
Velório de Qassim Suleimani

No dia 07 de janeiro, durante o funeral do general Qassim, após dias de homenagens a ele no Irã, um tumulto deixou 35 pessoas mortas e 48 feridas. A confusão começou com uma multidão de pessoas gritando “Morte à América”, queimando várias bandeiras dos Estados Unidos e pedindo vingança pela morte do general.

Acidente Aéreo em Teerã

No dia 08 de janeiro, um avião ucraniano Boeing 737 caiu após decolar do aeroporto Imam Khomeini em Teerã, capital do Irã, e todos os 167 passageiros e 09 tripulantes que estavam a bordo morreram no acidente. A maioria das vítimas eram iranianas e canadenses.

Foto: AFPBoeing 737 com 176 passageiros caiu após decolar de aeroporto em Teerã em 8 de janeiro de 2020
Boeing 737 com 176 passageiros caiu após decolar de aeroporto em Teerã em 8 de janeiro de 2020

Em 11 de janeiro, o Irã admitiu que seus militares derrubaram o avião ucraniano, de forma não intencional. A aeronave foi abatida 15 horas depois do Irã ter lançado um ataque de míssil em duas bases no Iraque, onde havia militares norte-americanos, como forma de vingança pela morte do general Qassim Suleimani.

Família Real

O príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Meghan Markle, anunciaram no dia 08 de janeiro que iriam abandonar suas funções de alto escalão como membros da família real britânica, para buscarem independência financeira nos Estados Unidos. A rainha Elizabeth II disse que preferia que o casal continuasse na família, mas respeitou a decisão.

Reino Unido deixa União Europeia

Depois de quase 47 anos de integração, o Reino Unido deixou a União Europeia no dia 31 de janeiro, após 03 anos de negociações para a saída do bloco. Com o Brexit, nome dado para o acontecimento, o Reino Unido entrou em um período de transição de 11 meses, no qual deverá negociar as novas mudanças que ocorrerão com a União Europeia.

Foto: Frank Augstein/APReino Unido deixa de ser membro da União Europeia
Reino Unido deixa de ser membro da União Europeia

Regina Duarte aceita cargo na Secretaria da Cultura

Também em janeiro, a atriz Regina Duarte aceitou assumir a Secretaria Especial da Cultura após uma reunião com Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. A atriz ficou à frente da secretaria até o mês de maio.

Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoRegina Duarte
Regina Duarte

FEVEREIRO

Presidente Donald Trump vence processo de impeachment

No dia 05 de fevereiro, o presidente norte-americano Donald Trump foi absolvido pelo Senado dos Estados Unidos das acusações que sofria no processo de impeachment. O processo começou em setembro de 2019, quando a Casa Branca publicou uma conversa entre Trump e o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, em que o presidente norte-americano pedia uma investigação do político Joe Biden e de seu filho, Hunter Biden.

Posteriormente, os deputados democratas, e a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, receberam uma denúncia anônima de um delator, que denunciava abuso de poder de Donald Trump.

Após meses de debates, depoimentos e ações judiciais, o presidente foi absolvido obtendo a maioria dos votos a seu favor.

Ataque em shopping na Tailândia

Um soldado da Tailândia, identificado como Jakrapanth Tomma, usou uma metralhadora e atirou contra várias pessoas que estavam em um shopping na cidade de Bangcoc, no dia 08 de fevereiro. Ao todo, 17 pessoas morreram e 14 ficaram feridas no ataque. De acordo com a polícia, antes do ataque no shopping o soldado assassinou também o seu comandante e dois colegas de trabalho.

Foto: Reprodução FacebookO soldado Jakrapanth Thomma é o principal suspeito de ter matado 12 pessoas na Tailândia e transmitido o crime através de suas redes sociais
O soldado Jakrapanth Thomma é o principal suspeito de ter matado 12 pessoas na Tailândia e transmitido o crime através de suas redes sociais

Oscar 2020

A premiação do Oscar 2020 aconteceu no dia 09 de fevereiro. "Parasita", filme sul-coreano, foi a surpresa da noite e recebeu o prêmio de melhor filme e melhor filme estrangeiro. O filme é o primeiro longa metragem na história a ganhar o prêmio nessas categorias. O documentário "Democracia em Vertigem" representou o Brasil no Oscar, mas não recebeu o prêmio de melhor documentário.

Foto: ReutersFilme Parasita ganhou o Oscar de melhor filme
Elenco do filme Parasita recebendo o prêmio de melhor filme

MARÇO

Primeiro-ministro britânico testa positivo para a covid-19

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, foi o primeiro líder mundial a declarar que estava com covid-19, no dia 27 de março. A declaração de Johnson foi dada quatro dias após o país começar a quarentena oficialmente.

Foto: Facebook/Boris JohnsonBoris Johnson
Boris Johnson

Papa Francisco reza sozinho na Praça de São Pedro pela pandemia da covid-19

No dia 27 de março, o Papa Francisco rezou sozinho na praça de São Pedro vazia, e concedeu a indulgência plenária ao mundo pela pandemia da covid-19. Foi a primeira vez que isso aconteceu em toda a história do Vaticano. O momento foi transmitido por várias redes de televisão.

Foto: ReutersPapa Francisco rezando sozinho na Praça de São Pedro vazia
Papa Francisco rezando sozinho na Praça de São Pedro vazia

A indulgência plenária, segundo a fé católica, permite que os fiéis sejam perdoados pelos seus pecados. A benção só é concedida no Natal e no domingo de Páscoa.

Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio são adiadas para 2021

As Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020 foram adiadas para 2021 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), no dia 24 de março. A decisão foi tomada em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus. Os jogos serão disputados entre os dias 23 de julho de 08 de agosto de 2021. O Comitê não informou, no entanto, como acontecerá o evento caso a pandemia prossiga no próximo ano.

Casamento da irmã de Gabriela Pugliesi

O casamento da irmã da influenciadora Marcella Minelli ficou marcado no mundo dos famosos. Após a festa, vários convidados começaram a testar positivo para a covid-19, incluindo a influencer Gabriela Pugliesi, a cantora Preta Gil e a atriz Fernanda Paes. Todas já estão curadas.

ABRIL

Covid-19 nas Filipinas

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, autorizou policiais a atirarem contra pessoas que não respeitassem o isolamento social imposto pelo governo, como forma de evitar a propagação do novo coronavírus no país. A pandemia tinha causado, até então, 96 mortes pelo vírus nas Filipinas.

Foto: Reprodução/FacebookRodrigo Duterte, presidente das Filipinas
Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas

Mundo chega a 1 milhão de casos da covid-19

No dia 02 de abril, o mundo chegou à marca de 1 milhão de casos confirmados da covid-19, com pessoas infectadas pela doença em 181 países. Os países mais impactados na época eram Estados Unidos, Itália, Espanha, China e Alemanha. Ao todo, o mundo já somava mais de 51 mil mortes em decorrência do novo coronavírus.

Donald Trump suspende financiamento à OMS

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou no dia 14 de abril, a suspensão do financiamento americano à Organização Mundial da Saúde (OMS) enquanto o governo analisava a resposta do órgão à pandemia da covid-19. O presidente também sugeriu que a administração da OMS tinha um viés favorável à China.

Foto: Evan Vucci/APPresidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Início das lives

Por conta da pandemia do novo coronavírus, vários artistas procuraram uma nova forma de ganhar dinheiro e entreter as pessoas. Surgiu então as lives, que foram transmitidas em plataformas digitais ao longo de 2020. Shows do Alok, Marília Mendonça, Sandy e Junior e Bruno e Marrone marcaram a era de apresentações feitas durante a pandemia.

MAIO

Rebelião em presídio da Venezuela

Uma rebelião no Centro Penitenciário de Los Llanos, em Guanare, cidade da Venezuela, deixou 46 mortos e 50 feridos no presídio. O relatório da polícia indicou que a rebelião foi causada após alguns detentos quebrarem barras de segurança em uma tentativa de fuga em massa. Os familiares dos detentos informaram que a tentativa de fuga foi causada por fome, e que os presos não estavam recebendo alimentos.

A alimentação dos detentos na Venezuela fica sob responsabilidade dos familiares, mas com a pandemia da covid-19, os parentes dos presos estavam vivenciando a quarentena e as visitas aos presídios foram suspensas, como forma de evitar a propagação da doença.

Embaixador da China, Du Wei, é encontrado morto

O embaixador da China em Israel, Du Wei, foi encontrado morto em sua casa, no dia 17 de maio, em Tel Aviv. As autoridades afirmaram que não há indícios de crime, e que ele, provavelmente, foi vítima de um ataque cardíaco. Du Wei era diplomata, e era uma das principais fontes de posicionamentos da China em meio à pandemia da covid-19.

Morte de George Floyd e onda de protestos contra o racismo

No dia 29 de maio, o policial Derek Chauvin foi acusado pelo assassinato de George Floyd, homem negro que morreu asfixiado por ser considerado suspeito de utilizar uma nota falsa de US$ 20, em um supermercado de Minneapolis, no dia 25 de maio. O policial aparece em um vídeo ajoelhado sobre o pescoço de George, que aparece algemado e gritando “Não consigo respirar!” antes de morrer.

Foto: ReutersProtestos nas ruas pela morte de George Floyd
Protestos nas ruas pela morte de George Floyd

A morte de Floyd gerou uma onda de protestos contra o racismo e contra a violência policial nos Estados Unidos, África do Sul, Alemanha, Ingletarra, França e vários outros países. Vários manifestantes danificaram edifícios, bloquearam o tráfego de veículos e exigiram justiça. As frases “Não consigo respirar” e “Vidas negras importam” se transformaram em lemas dos protestos.

Donald Trump anuncia fim da relação dos EUA com a OMS

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou no dia 29 de maio, o fim da relação dos Estados Unidos com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A decisão foi tomada após Trump acusar a OMS de ser tolerante com a China desde o início da pandemia da covid-19. O presidente já havia declarado, em abril, a suspensão do financiamento americano à Organização pela mesma razão.

JUNHO

Programa Nuclear

A Coreia do Norte informou, no dia 12 de junho, que iria reforçar seu programa nuclear. A decisão foi tomada após a cúpula de desnuclearização de Hanói, na qual o estado de Washington, dos Estados Unidos, considerou insuficiente a proposta de desarmamento do regime de Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte. Após a cúpula, o país endureceu sua posição em relação aos Estados Unidos e a Coreia do Sul.

Coreia do Norte explode gabinete da Coreia do Sul

A Coreia do Norte explodiu o gabinete de integração com a Coreia do Sul, localizado na cidade de Kaesong, após dias de críticas e ameaças do regime norte-coreano à Coreia do Sul.

O governo da Coreia do Norte já havia ameaçado destruir o gabinete intercoreano, que simboliza uma aproximação diplomática de ambos os países. O gabinete foi instalado em Kaesong no ano de 2018.

Irã pede prisão de Donald Trump

A Justiça do Irã emitiu mandados de prisão contra o presidente norte-americano, Donald Trump, e outras 35 pessoas acusadas de envolvimento no assassinato do general iraniano, Qassim Suleimani, no dia 02 de janeiro, em uma ação das forças armadas americanas no Iraque.

As acusações são de homicídio e terrorismo. O procurador-geral de Teerã, Ali Alqasi, informou que Trump será processado assim que deixar o cargo de presidente dos Estados Unidos.

JULHO

China eleva alerta após caso de peste bubônica

No dia 06 de julho, a China registrou um alerta após ser confirmado um caso de peste bubônica na cidade de Mongólia, região autônoma do país. O caso confirmado era de um camponês e as autoridades não sabem como ele foi infectado.

O governo da cidade decretou o alerta para o número três, proibindo a caça e o consumo de animais que pudessem estar com a praga, e pedindo para que a população informasse os casos suspeitos às autoridades.

Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testa positivo para covid-19

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou no dia 07 de julho que testou positivo para covid-19, em pronunciamento feito à imprensa no Palácio da Alvorada. Bolsonaro informou que sentiu alguns dos sintomas da doença antes de realizar os exames e testar positivo.

Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoJair Bolsonaro
Jair Bolsonaro

Atriz Naya Rivera morre aos 33 anos na Califórnia

A atriz Naya Rivera morreu vítima de afogamento aos 33 anos, no dia 08 de julho, no estado norte-americano da Califórnia. A atriz tinha ido passear de barco com o filho, e desapareceu após sair para nadar no Lago Piru.

Foto: Reprodução/FacebookNaya Rivera
Naya Rivera

O corpo de Naya foi encontrado pela Polícia da cidade de Ventura cinco dias depois após o seu desaparecimento. A autópsia confirmou que a atriz morreu afogada.

AGOSTO

Trump anuncia que aplicativo TikTok será banido nos EUA

No dia 01 de agosto, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que iria assinar uma ordem executiva para banir o aplicativo TikTok dos Estados Unidos. A decisão foi tomada após autoridades norte-americano acreditarem que os dados pessoais do TikTok fossem utilizados pela inteligência chinesa para espionagem.

A empresa Microsoft se reuniu com Trump no dia 02 de agosto, para alinhar interesses para a compra do TikTok nos Estados Unidos. Com a compra da rede social pela Microsoft, a empresa garantiria que os dados dos usuários norte-americano permaneceriam nos EUA e não seriam transferidos. Após a reunião, o presidente deu 45 dias para a empresa comprar o TikTok.

Explosão no porto de Beirute

No dia 05 de agosto, uma explosão no porto de Beirute, capital do Líbano, deixou 113 mortos, 4 mil feridos e mais de 300 mil desabrigados.

Foto: Reprodução/TwitterExplosão na capital do Líbano
Explosão na capital do Líbano

O governo do Líbano decretou estado de emergência e afirmou que a explosão foi causada por um curto-circuito em um depósito de fogos que estava armazenado no porto, e em outro depósito onde estavam 2.750 toneladas de nitrato de amônio

Corrida para produção da vacina contra a covid-19

Em agosto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que 168 potenciais vacinas estavam sendo produzidas contra a covid-19. A primeira vacina a chegar na terceira e última fase de testes em humanos foi a vacina do laboratório norte-americano Moderna. Os Estados Unidos é o país mais afetado pela pandemia em todo o mundo.

Hong Kong proíbe importação de carne brasileira

No dia 17 de agosto, Hong Kong proibiu a importação de carne brasileira da empresa Aurora Alimentos, após a China afirmar que uma amostra de asas de frango exportadas pela empresa tinha testado positivo para o novo coronavírus.

Após a decisão, as Filipinas também proibiram a importação de carne brasileira temporariamente. A Associação Brasileira de Proteína Animal emitiu um comunicado contestando a decisão dos países e alegando a falta de comprovação científica.

Furacão Laura

O Furacão Laura foi um dos mais violentos em mais de 150 anos. Durante sua passagem, 14 pessoas morreram no sul dos Estados Unidos, 31 morreram no Haiti e 04 morreram na República Dominicana. No estado da Louisiana, nos EUA, mais de 460 mil pessoas ficaram sem energia.

Foto: Geral Herbert/APFuracão Laura
Furacão Laura

SETEMBRO

Explosão em mesquita de Bangladesh deixa 13 mortos

Uma explosão de um gasoduto próximo a uma mesquita em Bangladesh deixou 13 fiéis mortos e 30 feridos, no dia 04 de setembro. Os bombeiros informaram que a explosão poderia ter sido causada por um vazamento em uma tubulação próxima à mesquita. A maioria das vítimas sofreram queimaduras graves e foram levadas para um hospital estadual de Dhaka, especializado em queimaduras e cirurgias plásticas.

Envelope com veneno é mandado à Casa Branca

No dia 19 de setembro, um envelope com ricina foi encaminhado para a Casa Branca e era endereçado ao presidente norte-americano, Donald Trump. A carta foi interceptada por agentes federais, que escanearam o envelope com um equipamento do governo. O FBI, o Serviço Secreto Americano e o Serviço de Inspeção Postal dos EUA ficaram à frente das investigações.

Presidente Jair Bolsonaro é considerado uma das 100 pessoas mais influentes

No dia 23 de setembro, a revista Time divulgou uma lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2020. O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, apareceu no ranking da revista ao lado dos presidentes dos Estados Unidos, China, Índia e Alemanha. O perfil do presidente brasileiro apareceu com números negativos de seu mandato, como “a pior recessão em 40 anos”.

Torre Eiffel é esvaziada após ameaça de bomba

A Torre Eiffel, monumento mais famoso de Paris, foi esvaziada no dia 23 de setembro, após a polícia francesa ter recebido uma ligação anônima sobre uma ameaça de bomba no local. Ninguém ficou ferido.

OUTUBRO

Presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania testam positivo para covid-19

No dia 02 de outubro, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que ele e a primeira-dama, Melania, testaram positivo para a covid-19. O presidente precisou ser internado no Hospital Militar Walter Reede, em virtude da doença ter se manifestado de maneira grave em Trump, que era considerado paciente de alto risco por conta da idade e por ser considerado acima do peso. O presidente recebeu alta do hospital após três dias tratando da infecção.

Incêndio em igrejas no Chile

Um ato de manifestação contra a desigualdade social no Chile acabou em confronto e vandalismo à igrejas no centro de Santiago, no dia 18 de outubro. Um grupo de manifestantes colocou fogo na Igreja de São Francisco de Borja e na Igreja de Assunção, que é uma das mais antigas de Santiago. Ao todo, 05 pessoas foram detidas e 18 policiais ficaram feridos.

Foto: CLAUDIO REYESCentenária Igreja de Assunção, na capital do Chile, em chamas durante protestos
Centenária Igreja de Assunção, na capital do Chile, em chamas durante protestos

Papa Francisco aprova união entre pessoas do mesmo sexo

No dia 21 de outubro, foi exibido pela primeira vez o documentário Francesco, que estreou no Festival de Cinema de Roma. No documentário, o Papa Francisco aprovou uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e relatou que os homossexuais têm direito de ter uma família por serem filhos de Deus. O Papa apoiou as uniões civis como alternativa ao casamento homossexual.

Países se unem contra o aborto

Um documento assinado por 32 países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos, firmou uma aliança internacional contra o aborto, no dia 22 de outubro. O grupo de países foi batizado como Consenso de Genebra, e vinha sendo construído durante meses pela diplomacia americana. O Consenso de Genebra se firmou logo após o Conselho de Direitos Humanos da ONU consagrar o acesso ao aborto como um direito universal.

Ataque a Igreja de Notre-Dame de Assunção deixa três mortos em Nice

No dia 29 de outubro, um homem armado com uma faca atacou várias pessoas na saída da Igreja de Notre-Dame de Assunção, na cidade de Nice, na França. Três pessoas morreram durante o ataque. As autoridades francesas informaram que o ocorrido poderia ser um caso de terrorismo. Uma brasileira de 44 anos estava entre as vítimas, e foi esfaqueada na saída da catedral.

Foto: Reprodução/TwitterAtaque a faca deixa ao menos dois mortos na França
Ataque a faca deixa ao menos três mortos na França

NOVEMBRO

Eleições norte-americanas

As eleições norte-americanas tiveram início no dia 02 de novembro, quando a população do país foi às urnas e aos correios para votar em um dos candidatos. A disputa entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden foi muito acirrada, levando a recontagem de votos em alguns estados para confirmar o novo presidente estadunidense.

Foto: ReproduçãoDonald Trump e Joe Biden
Donald Trump e Joe Biden

O candidato Joe Biden venceu o presidente Donald Trump, que estava disputando a reeleição, após dias de contagem dos votos. As eleições geraram vários protestos no país, por parte dos eleitores republicanos, que foram às ruas para pedir a paragem dos votos dos correios. Biden passou na frente de Trump após a contagem dos votos dos correios, e muitas pessoas questionaram a fraude dos votos, levando Donald Trump a querer levar o resultado das eleições para a Justiça norte-americana.

Eleições na Bolívia

O economista Luis Arce assumiu a presidência da Bolívia, no dia 08 de novembro, durante cerimônia realizada no Congresso bicameral de La Paz, depois de vencer as eleições com 55% dos votos. A posse de Luis marcou o retorno ao poder do Movimento ao Socialismo.

Presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski testa positivo para a covid-19

No dia 09 de novembro, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, testou positivo para a covid-19. O caso foi comunicado através de suas redes sociais, no Facebook. Posteriormente, o presidente se pronunciou pelo Twitter, informando à população que estava bem e que iria se isolar, para se curar da doença.

Foto: Reprodução/FacebookVolodimir Zelenski
Volodimir Zelenski

Tufão Vamco

No dia 13 de novembro, o Tufão Vamco atingiu as Filipinas e pelo menos 14 pessoas morreram durante as enchentes. Ao todo, 22 pessoas ficaram desaparecidas. O tufão também inundou áreas baixas de Manila e províncias vizinhas, forçando as pessoas a deixarem suas casas e se refugiarem em telhados. Milhares de pessoas ficaram sem energia.

Donald Trump admite vitória de Joe Biden pela primeira vez

Com as conturbadas eleições presidenciais norte-americanas, o presidente Donald Trump, que perdeu a disputa para continuar na Casa Branca, não admitia que tinha perdido, e falava em levar o resultado das eleições para a Justiça norte-americana.

No dia 15 de novembro, Trump utilizou o Twitter para falar que Joe Biden tinha vencido as eleições porque foram fraudadas. Apesar das sérias acusações, o presidente norte-americano não apresentou evidências concretas sobre fraudes eleitorais, e autorizou a transição oficial do poder para Joe Biden.

Maradona morre aos 60 anos

Considerado o maior jogador de futebol da Argentina, Diego Armando Maradona morreu no dia 25 de novembro, aos 60 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória. O governo da Argentina declarou luto oficial de três dias no país. O jogador foi velado na Casa Rosada, sede da presidência argentina em Buenos Aires, e cerca de 1 milhão de pessoas participaram de seu funeral, que foi aberto ao público no dia 26 de novembro.

Foto: ReutersVelório de Maradona foi marcado por cerca de 1 milhão de pessoas
Velório de Maradona foi marcado por cerca de 1 milhão de pessoas

Brasil volta a presidir o G-20 após 16 anos

Após 16 anos, o Brasil voltou a presidir o grupo das 20 maiores economias do globo. Um comunicado divulgado no dia 22 de novembro pelos líderes do G-20, informou que o Brasil será o anfitrião do grupo em 2024. Atualmente, a presidência do G-20 está com a Arábia Saudita, que organizou o evento de forma virtual este ano, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. O Brasil ficará a cargo, em 2024, da escolha dos principais temas que serão debatidos quando o ano chegar.

DEZEMBRO

Mundo supera marca de 1,5 milhão de mortes pela covid-19

No dia 03 de dezembro, o mundo superou a marca de 1,5 milhão de mortes, oficialmente registradas, pela covid-19. No mesmo dia, os casos confirmados da doença já ultrapassavam 65 milhões de casos no mundo, e as regiões da América Latina e do Caribe eram as que mais tinham óbitos pelo novo coronavírus.

Ex-presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, morre aos 80 anos

No dia 06 de dezembro, o ex-presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, faleceu por conta de um câncer de pulmão, aos 80 anos, em Montevidéu.

Foto: AFPTabaré Vázquez
Tabaré Vázquez

Vázquez presidiu o país entre 2005 e 2010 e entre 2015 e 2020. O político deixou o cargo de presidente em março de 2020, quando foi substituído por Luis Lacalle Pou, vencedor das eleições de 2019.

Reino Unido é o primeiro país a vacinar contra a covid-19

Uma idosa de 90 anos foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a covid-19, no Reino Unido, após a conclusão dos testes do imunizante da farmacêutica norte-americana Pfizer e da empresa alemã BioNTech. O Reino Unido foi o primeiro país a iniciar a campanha de vacinação e o primeiro a anunciar a aprovação da vacina.

Foto: AFPIdosa de 90 anos é a primeira a receber a vacina fabricada pela Pfizer/BioNTech
Idosa de 90 anos é a primeira a receber a vacina fabricada pela Pfizer/BioNTech

A vacina da Pfizer/BioNTech apresentou uma eficácia de 95% na prevenção da doença, e os voluntários não tiveram efeitos colaterais graves.

Presidente da França, Emmanuel Macron, testa positivo para a covid-19

No dia 17 de dezembro, o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou no Palácio do Eliseu que tinha testado positivo para a covid-19 e que iria permanecer isolado por uma semana. Macron continuou trabalhando de forma virtual.

A infecção do presidente ocorreu durante a segunda onda da pandemia no país, que voltou a adotar medidas de distanciamento e isolamento social, como forma de controlar a propagação do novo coronavírus.

Argentina legaliza aborto

A Argentina legalizou o aborto no dia 30 de dezembro, e se torna o 67° país a ter o aborto legalizado. O projeto de lei é de autoria do presidente Alberto Fernández e foi aprovado no Senado com 38 votos a favor.

Foto: ReutersManifestantes pró-aborto participaram de ato pela legalização do aborto
Manifestantes pró-aborto participaram de ato pela legalização do aborto

Com a legalização, as mulheres no país poderão abortar até a 14° semana de gestação. A lei também permite que as estrangeiras residentes na Argentina tenham direito a interromper a gravidez.

Papa Francisco não celebrará missa de ano novo

O Papa Francisco não celebrará as missas de ano novo, nos dias 31 de dezembro de 2020 e 01 de janeiro de 2021, devivo a uma crise de dor no nervo ciático. A missa desta quinta-feira (31) será celebrada pelo cardeal Giovanni Battista Re, e a missa da sexta-feira (01) será celebrada pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano. As celebrações acontecerão na Cátedra da Basílica de São Pedro.

O Papa participará somente da oração do Angelus, na Biblioteca do Palácio Apostólico, mas permanecerá o tempo todo sentado para evitar esforço.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.