Fechar
GP1

Mundo

Boris Johnson confirma morte provocada por Ômicron no Reino Unido

Primeiro-ministro afirmou que pelo menos uma pessoa morreu após contrair a nova cepa do coronavírus.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou nesta segunda-feira, 13, que pelo menos uma pessoa morreu após ser infectada pela variante Ômicron no Reino Unido. A confirmação da morte pela nova variante foi revelada por Johnson durante uma visita a um centro devacinação em Londres.

"Infelizmente, temos a confirmação de que pelo menos um paciente morreu com a Ômicron", disse Johnson, sem revelar detalhes sobre a identidade ou estado de saúde prévio do paciente que faleceu.

Na mesma declaração, o premiê também chamou a atenção para a potencial gravidade da nova cepa, opondo-se a ideia de que se trata de uma variação menos preocupante. "Acho que a ideia de que esta é, de alguma forma, uma versão mais branda do vírus, é algo que precisamos deixar de lado - e apenas reconhecer o ritmo com que ela avança pela população".

A Ômicron tem se espalhado de forma preocupante pelo Reino Unido. De acordo com Boris Johnson, cerca de 40% dos casos de covid-19 registrados em Londres atualmente são provocados pela nova cepa. Enquanto isso, o secretário de Saúde britânico, Sajid Javid, alertou nesta segunda que as infecções por Ômicron tem dobrado a cada dois ou três dias.

Enquanto Johnson anunciava a primeira morte pela variante, longas filas se formavam fora de centros de vacinação, em meio a busca dos britânicos para obter a terceira dose da vacinação, um dia após o governo anunciar que aceleraria a campanha de imunização no país. Pessoas que tentaram marcar consultas através do site do NHS, o serviço público de saúde do Reino Unido, foram orientadas a tentar novamente depois.

Na noite do domingo, o governo anunciou que faria um esforço para tentar dar doses de reforço para todos com 18 anos ou mais até o réveillon, antecipando o prazo de um mês. As doses adicionais para maiores de 18 anos começaram a ser oferecidas nesta segunda na Inglaterra, desde que o vacinado tivesse tomado a segunda dose há três meses no mínimo.

Apesar do início da campanha, para atingir a meta de completar a vacinação até o fim do ano, seria preciso aplicar cerca de um milhão de vacinas por dia, o dobro do ritmo atual.

Além da vacinação, novas restrições também entram em vigor nesta semana, incluindo o uso de máscaras na maioria dos locais fechados, apresentar de prova de vacinação ou teste negativo de covid para entrada em locais com aglomeraão e um apelo para que as pessoas que podem trabalhem de casa. O governo também disse que o teste diário substituiria o isolamento para aqueles que entrarem em contato com alguém com resultado positivo.

"Acho que todos deveriam reconhecer algumas coisas: que a Ômicron representa um risco muito sério para a saúde pública, e que se espalha muito rapidamente, e acho que não há espaço para complacência", disse Johnson.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.