Fechar
GP1

Mundo

Polícia invade site de notícias em Hong Kong e prende jornalistas

Seis presos na operação foram acusados de conspiração para divulgar notícias sediciosas.

Nesta quarta-feira (29), policiais invadiram e fecharam o site de notícias pró-democracia Stand News, em Hong Kong. Além disso, pelos menos seis pessoas, sendo elas jornalistas, editores e membros do conselho, acusados de conspiração para divulgar notícias sediciosas (insurreição contra a autoridade estabelecida).

Cerca de 200 policiais participaram da operação e, além das prisões, foram realizadas buscas nas casas dos detidos. As informações dão conta de que os envolvidos podem pegar até dois anos de prisão e pagar multar no valor de 500 dólares.

O site foi imediatamente retirado do ar, após a ação policial. Além disso, todos os funcionários foram demitidos, é o que diz o site Stand News. As autoridades de Hong Kong têm recorrido às leis de sedição de território para intimidar e até prender ativistas e críticos do governo.

O site foi um dos últimos a fazer críticas abertamente, em Hong Kong, depois do fechamento do jornal Apple Daily, que encerrou suas atividades após a prisão dos principais editores, acusados de conluio com um país estrangeiro.

Após o acontecimento, a Associação de Jornalistas pediu ao governo da cidade que proteja a imprensa e a liberdade de acordo com a Lei Básica da miniconstituição de Hong Kong.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.