Fechar
GP1

Mundo

Presidente do Afeganistão deixa país após extremistas cercarem capital

Ashraf Ghani deixou o país e seguiu para Tajiquistão, que faz fronteira com o sul do Afeganistão.

Segundo noticiários afegãos, o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, deixou o país neste domingo (15), horas depois do grupo de extremistas Talibã cercar a capital do país, Cabul.

O Ministério do Interior informou que o presidente embarcou para Tajiquistão, que faz fronteira com a região sul do país. O gabinete presidencial não confirmou que o parlamentar tenha saído do país por questões de segurança.

O ministro do Interior, Abdul Sattar, havia anunciado mais cedo que ocorreria uma transferência pacífica de poder para um governo de transição, mas sem deixar claro quem iria compor.

O grupo de extremistas Talibã informou que não tomaria Cabul a força, e ordenou aos combatentes que concedessem a passagem segura de qualquer pessoa que quisesse deixar o país. Segundo a imprensa local, uma autoridade Talibã afirmou que não queria que civis inocentes fossem feridos ou mortos durante a tomada de poder, mas declarou que o grupo não vai cessar-fogo.

Cabul segue como a única grande cidade do país que está sob controle do governo. Mais cedo o grupo de extremistas tomou uma outra grande cidade, Jalalabad.

Diplomatas estadunidenses começaram a deixar o Afeganistão, e o Reino Unido também orientou que seus cidadãos deixem o país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.