Fechar
GP1

Mundo

Ponte do Afeganistão vira rota de fuga caótica para aliados dos EUA

A travessia ficou engarrafada de carros e caminhonetes carregados de soldados afegãos.

A ponte tem um nome assustadoramente orwelliano — a Ponte da Amizade — e uma história marcante nas guerras do Afeganistão. E, novamente na semana passada, a ponte que atravessa o rio Amu Darya, entre o Afeganistão e o Uzbequistão, serviu de pano de fundo para um momento decisivo nos confrontos. Em uma retirada caótica da cidade de Mazar-i-Sharif, soldados pró-governo fluíram para a travessia, em busca de segurança na margem oposta.

A cena na quinta-feira espelhou um momento icônico há 32 anos, no final da fracassada guerra soviética no Afeganistão, quando a ponte forneceu a última rota de saída do país para o derrotado Exército soviético.

Na época, bandeiras vermelhas fixadas nos veículos blindados tremularam em um vento de inverno enquanto as tropas soviéticas dirigiam e marchavam ao atravessar a ponte em 15 de fevereiro de 1989. O objetivo era sinalizar uma saída organizada e digna para o Exército da superpotência após uma década de ocupação e derrotas.

O comandante soviético, general Boris V. Gromov, caminhava sozinho atrás da última coluna blindada enquanto ela cruzava e saía do país. Ele, então, declarou que a atuação da URSS no Afeganistão havia acabado. “É isso”, Gromov disse a uma equipe de televisão. “Nenhum soldado ou oficial soviético está atrás de mim.” O Exército Vermelho retirou-se cerimonialmente.

Lenta e precisamente, os veículos blindados rolaram na ponte sobre o rio turbulento, como se estivessem em um desfile militar. Do lado usbeque, as mulheres receberam os soldados com a tradicional saudação de pão e sal. Os soldados ganharam relógios de pulso por seu serviço. Tudo foi filmado por câmeras de televisão.

O governo Biden fez questão de evitar um cerimonial de desfecho semelhante para o Exército dos EUA no Afeganistão, also agora dificilmente imaginável dado o colapso inesperadamente rápido do governo apoiado pelos EUA no domingo.

O comandante dos EUA, general Austin Miller, deixou o país silenciosamente em 12 de julho. E os Estados Unidos esvaziaram seu quartel-general no campo de aviação de Bagram — um local originalmente construído pelos soviéticos — sem uma transferência formal para o Exército afegão.

A retirada dos soldados leais ao governo afegão apoiado pelos EUA, que entrou em colapso apenas três dias depois, foi uma cena mais caótica do que a partida soviética décadas antes.

O Talibã tomou Mazar-i-Sharif rapidamente depois de romper as linhas de frente do Exército afegão. As forças de segurança do governo e as milícias de dois senhores da guerra — o marechal Abdul Rashid Dostum e Atta Muhammad Noor — fugiram em direção à ponte, cerca de 72 km ao norte, em busca de segurança.

À noite, a Ponte da Amizade se tornou um engarrafamento de carros e caminhonetes carregados de soldados, como mostraram publicações nas redes sociais. Não houve saída digna.

As autoridades uzbeques permitiram a entrada de um grupo de 84 soldados pró-governo, mas os prenderam por cruzarem ilegalmente a fronteira, disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado. Eles impediram a passagem de outros.

As autoridades russas têm sido ambivalentes em suas declarações públicas sobre o colapso do governo apoiado pelos EUA no Afeganistão, três décadas após sua retirada.

Elas não deixaram de marcar os pontos de propaganda ao destacar o abandono de aliados e o fracasso de uma política externa dos EUA de longa data. Mas a Rússia agora também pode ser forçada a defender os Estados clientes da Ásia Central contra o extremismo islâmico no Afeganistão. Os militares dos EUA vinham fazendo esse trabalho.

“Foi uma surpresa”, disse Zamir Kabulov, ex-embaixador russo no Afeganistão, em uma entrevista à estação de rádio Echo of Moscow, falando sobre o rápido colapso do governo apoiado pelos EUA. “Achamos que o Exército afegão, qualquer que fosse seu estado, resistiria por algum tempo. Mas, aparentemente, estávamos muito otimistas ao avaliar a qualidade do treinamento das forças armadas americanas e da Otan.”

A Casa Branca disse que o Exército afegão foi treinado e equipado, mas não teve vontade de lutar. “Eles têm o que precisavam”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, na semana passada.

E autoridades afegãs e americanas disseram que, desde 2018, Moscou armava clandestinamente um grupo do Talibã que operava em torno da cidade de Kunduz, um empoeirado centro comercial regional a leste da Ponte da Amizade. Foi, de certo modo, uma vingança pelo apoio dos EUA à insurgência antissoviética anos atrás.

Mas enquanto o Talibã varria o norte do Afeganistão neste verão, tomando Kunduz e outras grandes cidades no fim das contas, os militares russos posicionaram tanques para um exercício militar perto da fronteira com o Tajiquistão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.