Fechar
GP1

Mundo

Talibã mata irmão de vice-presidente deposto pelo grupo no Afeganistão

Segundo relato da família, Rohullah Azizi estaria se locomovendo de carro quando foi atacado.

CABUL - O Talibã executou nesta semana Rohullah Azizi, irmão do vice-presidente afegão, Amrullah Saleh, que, após ter sido deposto, se tornou um dos líderes das forças de oposição anti-Talibã no Vale de Panjshir. A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 10, pela família de Azizi.

"Eles executaram meu tio", disse Ebadullah Saleh, sobrinho de Azizi, à agência Reuters. "Eles o mataram ontem (quinta-feira, 9) e não nos deixaram enterrá-lo. Ficavam dizendo que seu corpo deveria apodrecer."

Segundo relato da família, Rohullah Azizi estaria se locomovendo de carro na quinta-feira, 9, quando combatentes do Talibã o pararam em um posto de controle. "Pelo que ouvimos no momento, o Talibã atirou nele e em seu motorista no posto de controle", disseram.

O irmão do ex-vice-presidente foi morto dias após as forças do Talibã assumirem o controle do centro provincial de Panjshir, considerada a última província que resistiu ao grupo no Afeganistão.

O Talibã assumiu o controle da maior parte do Afeganistão há três semanas, dominando Cabul em 15 de agosto, depois que o governo apoiado pelo Ocidente entrou em colapso e o presidente Ashraf Ghani fugiu do país.

A província de Panjshir, último bolsão de resistência armada contra o grupo islâmico, tem histórico de dificuldade para ser tomada. O vale montanhoso acidentado ainda está repleto de destroços de tanques destruídos durante a longa guerra contra a União Soviética na década de 1980.

A Frente Nacional de Resistência (FNR), que reúne forças de oposição leais ao líder local Ahmad Massoud, prometeu continuar a se opor ao Talibã mesmo após a queda de Bazarak, capital da província de Panjshir.

O vice-presidente deposto, Amrullah Saleh, está foragido. Ele também é ex-chefe do Diretório Nacional de Segurança, serviço de inteligência do governo apoiado pelo Ocidente que entrou em colapso no mês passado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.