Fechar
GP1

Mundo

Presidente Emmanuel Macron anuncia saída de militares do Mali

No anúncio, o presidente ressaltou que a retirada das tropas francesas do país não significa um fracasso.

O governo da França anunciou nesta quinta-feira, 17, que começará a retirada de suas forças militares do Mali, onde seus soldados lideram uma força conjunta com aliados africanos e europeus contra extremistas islâmicos desde 2013.

No anúncio, o presidente francês, Emmanuel Macron, ressaltou que a retirada das tropas francesas do país não significa um fracasso. Ele revelou que o vizinho Níger concordou em receber as forças europeias.

Ainda assim, a retirada – que ocorre depois de semanas de tensão, que incluíram a expulsão do embaixador francês – aumenta o temor de um crescimento desenfreado de combatentes fundamentalistas na região do Sahel, além de permitir o aumento da influência de países como Rússia e China na África Ocidental.

A penetração de jihadistas no Mali começou em 2012, com combatentes vindos da Líbia, após a queda do ditador Muamar Kadafi. Em 2013, os grupos estavam a ponto de ocupar capital Bamako, quando a intervenção francesa começou.

A chamada Operação Serval, foi inicialmente bem-sucedida, conseguindo instaurar uma democracia parlamentar e atraindo apoio da população. Desde então, o terrorismo vem ganhando força. A aprovação ao Exército francês caiu, em parte porque a população percebe a antiga metrópole agindo como se ainda tivesse a soberania do Mali.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.