Fechar
GP1

Mundo

Reino Unido impõe sanções ao maior banco da Rússia e seu fundo soberano

A atitude foi em resposta a invasão russa na Ucrânia. Mais medidas serão tomadas caso a guerra não pare.

O governo britânico anunciou nesta terça-feira, 1º, que adicionou o maior banco da Rússia, o Sberbank, e o fundo soberano do país à lista de entidades russas alvos de sanções no Reino Unido, em resposta à invasão da Ucrânia e advertiu que as consequências serão cada vez mais graves para o Kremlin.

O fundo de investimento direto russo, RDIF, criado em 2011 por Moscou para promover o investimento estrangeiro na Rússia, é conhecido, entre outras coisas, por ter financiado o desenvolvimento da vacina russa contra a covid-19, a Sputnik V.

É dirigido por Kirill Dmitriev, um colaborador próximo do presidente russo que também foi adicionado à lista de pessoas afetadas pelas sanções britânicas.

Os EUA já haviam anunciado sanções contra esse fundo na segunda-feira, descrito como um "símbolo de profunda corrupção na Rússia e seu tráfico de influências".

O Sberbank, cuja parte do capital está listada em um índice da Bolsa de Londres dedicado a ações estrangeiras em dólares, despencou no mercado britânico nesta terça-feira, perdendo mais de 80% de seu valor após cair 74% no dia anterior.

O Banco Central Europeu disse na segunda-feira que a subsidiária europeia do Sberbank está "falida ou provavelmente falida" devido a "significativos" saques de depósitos./AFP

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.