Fechar
GP1

Mundo

Primeiro-ministro de Israel aconselha Zelensky a se render à Rússia

“Se fosse você, pensaria na vida do seu povo e aceitaria a proposta”, afirmou Naftali Bennett.

O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, recomendou ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que aceite a oferta de Vladimir Putin e se renda ao líder da Rússia, para encerrar o conflito no Leste Europeu.

De acordo com a revista Oeste, Naftali Bennett aconselhou o presidente ucraniano a pensar em seu povo. “Se fosse você, pensaria na vida do seu povo e aceitaria a proposta”, disse o líder israelense. A resposta de Zelensky, no entanto, foi negativa.

A condição imposta pelo Kremlin para pôr fim à guerra é a rendição militar de Kiev. A Rússia exige ainda que a Ucrânia assegure, por meio constitucional, que não vai aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nem à União Europeia (UE). Putin também quer que Zelensky reconheça a Crimeia, invadida em 2014, como território russo e aceite as repúblicas separatistas do Donbass (Donetsk e Luhansk) como independentes.

Segundo informações do jornal The Jerusalem Post, nas últimas semanas o primeiro-ministro israelense tem trabalhado para mediar o conflito, contudo, Kiev não considera que a tentativa esteja surtindo algum efeito.

“Não precisamos de uma caixa de correio. Temos o suficiente deles. Se Bennett quiser ser neutro e mediador, esperamos vê-lo nomear alguém para trabalhar nisso dia e noite, para que cheguemos a um acordo”, afirmou um dos representantes ucranianos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.