Fechar
GP1

Mundo

União Europeia adota novo pacote de sanções contra a Rússia

Reino Unido e o Canadá já incluíram Abramovich em suas próprias listas de cidadãos russos penalizados.

A União Europeia (UE) adotou nesta segunda-feira, 14, novas sanções contra a Rússia por sua invasão da Ucrânia, que, segundo diplomatas, incluem o magnata Roman Abramovich na lista de cidadãos russos afetados pelas restrições.

A presidência rotativa do Conselho Europeu tuitou que os representantes dos países do bloco chegaram a um acordo em Bruxelas de um quarto pacote de sanções a pessoas e empresas “envolvidas no ataque à Ucrânia”.

A lista de pessoas a receberem as sanções deve ser publicada “rapidamente” no Jornal Oficial da UE, para que possa entrar formalmente em vigor.

Três diplomatas, no entanto, disseram à agência France Presse que Abramovich, dono do clube de futebol inglês Chelsea, foi adicionado à lista. Os bens do magnata russo fora do território da UE - incluindo iates e mansões de luxo - podem ser confiscados.

O Reino Unido e o Canadá já incluíram Abramovich em suas próprias listas de cidadãos russos penalizados. O anúncio do Reino Unido de impor sanções a Abramovich impediu uma tentativa do magnata de vender o clube de futebol.

Segundo um dos diplomatas consultados pela agência de notícias France Presse, a razão declarada para colocar Abramovich na lista é que ele é um “oligarca russo que tem laços estreitos e de longa data com (o presidente) Vladimir Putin”, a quem tem “acesso privilegiado”. Além disso, considera-se que ele fornece “uma fonte substancial de receita” ao governo russo.

No fim de semana, o iate Solaris, de 140 metros de comprimento, de propriedade de Abramovich, foi visto chegando a um porto de Montenegro, país que não faz parte da UE, mas tem ambições de ingressar no bloco. A embarcação havia saído de Barcelona dias antes.

Abramovich, de 55 anos, tem uma fortuna estimada em US$ 12,4 bilhões, segundo a revista Forbes, e há rumores de que possui meia dúzia de iates. O magnata russo também adotou nacionalidades portuguesa e israelense.

Voo de Israel

Um jato ligado ao oligarca russo chegou a Istambul vindo de Israel nesta segunda-feira, pouco depois de ser visto no aeroporto Ben Gurion de Tel-Aviv. Uma fotografia obtida pela agência Reuters mostrava Abramovich sentado na sala VIP do aeroporto de Tel-Aviv com uma máscara facial puxada sobre o queixo. A Reuters não pôde verificar se ele embarcou no voo.

Uma pessoa com conhecimento do assunto disse à Reuters que o avião usado por Abramovich voou de Moscou para Ben Gurion na noite de domingo. O site de rastreamento de voos FLIGHTRADAR24 disse que a aeronave, que tem o número LX-RAY e é um grande jato executivo da Gulfstream, pousou na segunda-feira em Istambul depois de deixar Israel.

Não estava programado para voar de Istambul após o pouso e permaneceu lá, de acordo com uma fonte citando planos de voo. O avião também esteve na Turquia na semana passada, de acordo com dados de rastreamento.

Istambul, a maior cidade da Turquia, é o local da sede da AB Grup Holding, uma empresa dirigida por Muhsin Bayrak, que manifestou publicamente interesse em comprar o clube Chelsea de Abramovich.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.