Fechar
GP1

Mundo

Míssil norte-coreano explode no ar logo após lançamento, diz Coreia do Sul

O país lançou mísseis balísticos de Sunan em 27 de fevereiro e 5 de março, lembraram autoridades.

A Coreia do Norte lançou um projétil não identificado na quarta-feira, 16, mas aparentemente falhou “após a decolagem”. O projétil foi disparado às 9h30 de Sunan, nos arredores da capital Pyongyang, conforme comunicado dos militares sul-coreanos. O foguete explodiu no ar após atingir uma altitude de menos de 20 quilômetros.

O país lançou mísseis balísticos de Sunan em 27 de fevereiro e 5 de março, lembraram autoridades americanas e sul-coreanas. A Coreia do Norte informou que esses testes fizeram parte de sua preparação para lançar um satélite de reconhecimento militar – uma tarefa que seu líder, Kim Jong Un, atribuiu ao seu governo durante um congresso do Partido dos Trabalhadores em janeiro do ano passado.

Mas Washington e Seul relataram mais tarde que a Coreia do Norte estava realmente realizando testes em escala reduzida de seu novo míssil balístico intercontinental Hwasong-17 sob o disfarce de lançar um satélite. O Hwasong-17, o maior ICBM conhecido do Norte, foi apresentado pela primeira vez durante um desfile militar em outubro de 2020, mas nunca havia sido testado antes.

A Coreia do Norte realizou 10 testes de mísseis ou projéteis este ano, mais do que em todo o ano passado. Porém, o país isolado muitas vezes falhou em seus testes de mísseis, especialmente quando está desenvolvendo uma nova arma.

A última falha de um lançamento de míssil foi relatada em agosto de 2017, quando um dos três mísseis balísticos de curto alcance lançados pelo Norte explodiu imediatamente após a decolagem.

O lançamento na quarta-feira ocorreu enquanto os Estados Unidos e seus aliados observavam Sunan de perto em meio a sinais de que a Coreia do Norte estava se preparando para disparar outro míssil do local. O Pentágono havia dito que os testes anteriores de North foram para avaliar o sistema Hwasong-17 “antes de realizar um teste a toda a distância no futuro, potencialmente disfarçado como um lançamento espacial”.

O Conselho de Segurança da ONU proibiu a Coreia do Norte de lançar um foguete para colocar um satélite em órbita porque o país usou esses foguetes para desenvolver seus mísseis balísticos de longo alcance.

Não ficou claro se este lançamento foi outro teste preparatório ou um de alcance total. Nos anteriores, os mísseis voaram de 168 a 186 milhas. Especialistas em mísseis disseram que, nesses testes, a Coreia do Norte provavelmente experimentou seu foguete de reforço de primeiro estágio para o ICBM Hwasong-17 de três estágios.

Antecipando o lançamento, o Comando Indo-Pacífico dos EUA ordenou intensificação da vigilância no Mar Amarelo entre a China e a Península Coreana, bem como maior prontidão entre suas forças de defesa de mísseis balísticos na região.

Esta semana, a 7ª Frota da Marinha dos EUA disse que a aeronave decolando do USS Abraham Lincoln realizou um exercício no Mar Amarelo. O comando militar dos EUA na Coreia do Sul também disse que realizou um exercício de defesa antimísseis.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.