Fechar
GP1

Mundo

EUA dizem que forças russas cometeram crimes de guerra na Ucrânia

Segundo secretário de Estado dos EUA, avaliação é baseada em parte na inteligência americana.

O governo dos EUA determinou que membros das forças armadas da Rússia cometeram crimes de guerra na Ucrânia, disse o secretário de Estado Antony Blinken nesta quarta-feira, 23, ao mesmo tempo em que o presidente americano, Joe Biden, chegou à Europa para reuniões diplomáticas.

Blinken disse que a avaliação é baseada em parte na inteligência dos EUA e apontou para o sofrimento de civis em Mariupol, uma importante cidade portuária que as forças russas isolaram no início de sua invasão e depois bombardearam.

Biden está em Bruxelas, sua primeira parada em uma viagem destinada a fortalecer as alianças ocidentais. O conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan disse que novas sanções contra líderes políticos e oligarcas russos serão anunciadas na quinta-feira, enquanto o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que mais tropas serão enviadas à Bulgária, Hungria, Romênia e Eslováquia.

Na semana passada, Biden disse que o presidente russo, Vladimir Putin, era “um criminoso de guerra” por atacar a Ucrânia, o que o Ministério das Relações Exteriores da Rússia ter se tratado de uma declaração “indigna de um estadista de tão alto escalão”.

Moscou ainda não conquistou nenhuma das maiores cidades da Ucrânia após sua invasão que começou em 24 de fevereiro, o maior ataque a um estado europeu desde a 2ª Guerra. Putin chama sua ofensiva de “operação militar especial” para desmilitarizar e “desnazificar” o país.

Acredita-se que as baixas civis sejam de milhares, enquanto as Nações Unidas estimam que mais de 3,5 milhões de pessoas fugiram.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.