Fechar
GP1

Mundo

Ataque aéreo mata sete em Lviv, cidade estratégica ucraniana

A cidade, próxima à fronteira com a Polônia, é a principal rota de escape de civis que fogem por trem.

Ao menos cinco ataques aéreos russos atingiram uma estação de trem em Lviv, no oeste da Ucrânia e deixaram sete mortos. A cidade, próxima à fronteira com a Polônia, é a principal rota de escape de civis que fogem por trem da Ucrânia, e um importante centro logístico para o auxílio militar e humanitário enviado pela Otan aos ucranianos no conflito com a Rússia.

Colunas de fumaça e sirenes de defesa aérea marcaram as primeiras horas da manhã na cidade, que, desde o início do conflito, tem sido relativamente poupada dos ataques russos. Nos últimos dias, depois de reveses nos arredores de Kiev, Moscou tem centrado seus esforços no leste da Ucrânia, especialmente nas províncias de Donetsk e Luhansk.

O ataque à estação de trem preocupa autoridades locais, já que por lá, centenas de milhares de pessoas passaram no caminho para a Polônia, a Eslováquia e a Romênia. Os ataques anteriores na cidade tiveram como alvo depósitos de combustível, um aeroporto e uma base militar. A população de Lviv aumentou 50% desde que a guerra começou.

A guerra, no entanto, transformou a cidade. Conhecida por suas pitorescas ruas de paralelepípedos ladeadas por arquitetura histórica e estátuas - um patrimônio mundial da UNESCO - Lviv foi rapidamente reaproveitada de um centro turístico para uma base vital de operações.

Desde que a guerra começou no final de fevereiro, serviu como um canal para suprimentos humanitários, voluntários e combatentes estrangeiros para as cidades da linha de frente. Os recém-chegados a Lviv transformaram a face da cidade e os sinais da mudança são onipresentes.

Os moradores estão tentando se acostumar rapidamente a viver na periferia da guerra e no centro de uma enorme crise humanitária que envolveu seus bairros. Mas o ataque com mísseis de hoje, que parecia se encaixar em um padrão de ataques russos à infraestrutura militar em todo o país nos últimos quatro dias, foi uma indicação de que a guerra pode estar se aproximando de Lviv agora.

O Ministério da Defesa da Rússia disse na segunda-feira que seus militares atacaram 108 áreas onde militares e forças ucranianas estavam localizados nas últimas 24 horas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.