Fechar
GP1

Mundo

Joe Biden chama Putin de criminoso e pede julgamento por crimes de guerra

Relatos de assassinato de civis provocaram indignação e pedidos por repostas mais firmes contra a Rússia.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de criminoso de guerra nesta segunda-feira, 4, e pediu a realização de um julgamento por crimes de guerra, enquanto aumento o clamor internacional devido aos assassinatos de civis na cidade ucraniana de Bucha.

“Você viu o que aconteceu em Bucha”, disse Biden a repórteres na Casa Branca. “Isso garante que ele é um criminoso de guerra.”

Autoridades ucranianas disseram ter encontrado os corpos de 410 civis em cidades ao redor da capital, Kiev, que foram recapturadas das forças russas nos últimos dias. A descoberta de uma vala comum e corpos amarrados baleados à queima-roupa em Bucha, nos arredores de Kiev, uma cidade recuperada das tropas russas, parecia inflamar Estados Unidos e Europa em sanções adicionais contra Moscou.

Vídeos verificados pelo jornal The Washington Post mostram corpos de civis espalhados nas ruas de Bucha e carros abandonados e destruídos. E uma imagem de satélite, registrada pela empresa Maxar Technologies, mostra o que parece ser uma vala comum na cidade. Bucha sofreu com bombardeios a partir do dia 27 de fevereiro, no 3º dia de invasão russa na Ucrânia, e moradores ficaram sem eletricidade e gás, segundo o Humans Right Watch.

Biden disse: “temos que reunir as informações. Temos que continuar fornecendo à Ucrânia as armas de que precisam para continuar a luta. E temos que obter todos os detalhes para que isso possa ser real e ter um julgamento por crimes de guerra”. Putin “é brutal. E o que está acontecendo em Bucha é ultrajante, e todos viram”, disse Biden.

Os comentários de Biden vieram depois que o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, visitou Bucha, onde chamou as ações russas de “genocídio” e pediu que o Ocidente aplique sanções mais duras contra a Rússia. Biden, no entanto, não chegou a chamar as ações de genocídio.

O Kremlin negou categoricamente quaisquer acusações relacionadas ao assassinato de civis, inclusive em Bucha, onde disse que os túmulos e cadáveres foram encenados pela Ucrânia para manchar a reputação da Rússia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, tuitou na segunda-feira que a União Europeia enviará investigadores à Ucrânia para ajudar o procurador-geral local a “documentar crimes de guerra”.

Os Estados Unidos e seus aliados tentarão suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU, de acordo com Linda Thomas-Greenfield, embaixadora dos EUA nas Nações Unidas. “As imagens de Bucha e a devastação em toda a Ucrânia exigem que agora combinemos nossas palavras com ação”, disse ela.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.