GP1

Mundo

Naufrágio em Porto Rico deixa ao menos 11 pessoas mortas

Entre os 31 sobreviventes, estão 11 mulheres e 20 homens, segundo a Guarda Costeira americana.
Por Estadão Conteúdo

Pelo menos 11 pessoas morreram nesta quinta-feira, 12, depois que um barco naufragou, com dezenas de imigrantes a bordo, a oeste de Porto Rico, segundo informações da Guarda Costeira dos Estados Unidos.

A Guarda Costeira americana detalhou em sua conta oficial no Twitter que até agora conseguiu resgatar 31 sobreviventes, 11 mulheres e 20 homens. O barco, suspeito de transportar imigrantes ilegais da República Dominicana, naufragou cerca de 10 milhas náuticas ao norte da ilhota porto-riquenha de Desecheo.

A Guarda Costeira dos EUA, juntamente com unidades marítimas de Porto Rico, realiza uma grande operação de resgate na área desde o meio-dia de quinta.

De acordo com o comunicado anterior da Guarda Costeira, trata-se de “um caso de resgate em massa de um número indeterminado de pessoas na água”.

Os vigilantes da Guarda Costeira receberam um chamado por volta de 11h47 (horário local, 12h47 em Brasília) informando que a tripulação de uma aeronave do Escritório de Aduanas e Proteção Fronteiriça dos EUA havia visto uma embarcação virada, com várias pessoas na água sem coletes salva-vidas.

Vários helicópteros MH-60T foram enviados para a área, da Estação Aérea de Borinquen, e do patrulheiro da Guarda Costeira Joseph Tezanos.

Uma equipe das Unidades Marítimas das Forças Unidas para Ação Rápida (FURA) dos municípios de Aguadilla e Añasco também está apoiando o trabalho das agências federais.

A faixa marítima conhecida como Canal de Mona, que separa a República Dominicana de Porto Rico, é uma rota de imigração regular e barcos são apreendidos ali todas as semanas.

Nesta quinta, por exemplo, a Guarda Costeira anunciou que repatriou 44 dominicanos para um navio da Marinha da República Dominicana depois que dois navios foram interceptados no Canal de Mona tentando chegar ilegalmente à costa oeste de Porto Rico.

O local também é palco de naufrágios. Três dias atrás, a Guarda Costeira informou que havia resgatado um total de 68 pessoas e que recuperado o corpo de um morto depois do naufrágio do barco em que viajavam.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2022 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.