Fechar
GP1

Krasnyy Lyman - Donetsk

Rússia assume o controle de Lyman, no leste da Ucrânia

A ofensiva russa pode aproximar Putin do avanço para outras regiões ucranianas.

O Ministério da Defesa da Rússia informou no último sábado (28), que a cidade de Lyman, no leste da Ucrânia, está sob controle total das forças russas. Este município é considerado um luga-chave para a conquista da região de Donbass.

A cidade é um centro ferroviário a oeste de Sievierodonetsk, ponto estratégico para a dominação total do leste ucraniano. A invasão da cidade, abre caminho para outras cidades maiores, como, Sloviank e Kramatorsk.

O Ministro da Defesa russo se pronunciou, confirmando a informação divulgada na sexta-feira (27) por separatistas ucranianos pró-Rússia, “Após ações comuns das unidades de milícias da República Popular de Donetsk e das forças russas, a cidade de Lyman foi totalmente libertada dos nacionalistas ucranianos”, finalizou.

Foto: ReutersGaragem em chamas após ataque militar perto de estação de trem em Lyman, na região de Donetsk
Garagem em chamas após ataque militar perto de estação de trem em Lyman, na região de Donetsk

Entenda as consequências da ofensiva russa

Segundo o assessor presidencial ucraniano, Oleskiy Arestovych, o ataque mostrou melhoria nas táticas e operações dos militares de Moscou. A Ucrânia disse que suas forças podem precisar se retirar do seu último suspiro de resistência em Luhansk para evitar a captura por tropas russas que têm avançado pelo leste, o que gerou mudanças no impulso da guerra que já dura três meses. Um movimento pode aproximar o presidente russo, Vladimir Putin, de seu objetivo, que é tomar integralmente as regiões ucranianas de Luhansk e Donestk.

A ONU (Organizações das Nações Unidas) divulgou que o número de civis mortos desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro ultrapassou três mil pessoas. Porém, o Alto-Comissariado das Nações Unidas acredita que o número seja consideravelmente maior, pela dificuldade de acesso às regiões bombardeadas. A maioria das vítimas foram mortas por armas explosivas com ampla área de impacto, como mísseis e ataques aéreos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.