Fechar
GP1

Mundo

Idosos protestam contra corte de benefícios de saúde na China

Aposentados contestam o anúncio da redução do percentual de coparticipação de despesas médicas.

Idosos realizaram protesto nessa quarta-feira (15) na cidade de Wuhan, na China, após terem seus benefícios de saúde reduzidos pelo governo chinês. No último dia 8, os aposentados também se reuniram para contestar o anúncio da redução do percentual de coparticipação de despesas médicas pelas autoridades chinesas.

Na tentativa de conter a mobilização dos idosos, o governo chinês desativou a estação de metrô próxima, bloqueou sinal de celular e prendeu alguns manifestantes. Vídeo que circula nas redes sociais mostra a multidão de idosos tentando ultrapassar uma barreira humana de policiais chineses, que empurraram os manifestantes.


O governo alega que os cortes nos benefícios, denominada por eles como reforma, serve para ampliar a cobertura e incluir mais beneficiários. Porém há a suspeita que o plano do governo de Xi Jinping tenha outras intenções, como ressarcir o dinheiro gasto em testes de covid-19 obrigatórios durante a pandemia.

Movimentações nas redes sociais sobre o protesto também foram censuradas, como o uso da hashtag #segurosaúde -em chinês- foi removida da seção “tópicos quentes” no Weibo, rede social chinesa. Mesmo assim, vídeos sobre as manifestações mostram apoio aos aposentados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.