Fechar
GP1

Mundo

Mais de 85 mil crianças são vacinadas contra poliomielite na Faixa de Gaza

Um acordo foi firmado entre o Hamas e Israel para que as crianças fossem vacinadas contra a doença.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), iniciou a vacinação contra poliomielite em crianças menores de 10 anos na Faixa de Gaza, nesse domingo (01). Mais de 85 mil crianças foram imunizadas no primeiro dia da campanha, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (02).

“Agradecemos ao Ministério da Saúde da Palestina, ao Unicef, à OMS, à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente e às equipes dedicadas atuando em campo. Juntos, estamos um passo mais próximos de interromper a transmissão da doença e salvar a vida de crianças”, conforme trecho de um comunicado da Unicef, no Instagram.

Segundo o representante da OMS na Palestina, Rik Peeperkorn foi firmado um acordo entre o Hamas e Israel para que as crianças fossem vacinadas contra a doença. “Discutimos com autoridades israelenses e concordamos com pausas humanitárias por três dias”, disse o representante. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil.

“Não vou dizer que este é o caminho ideal a ser seguido. Mas é uma forma viável de avançar. Precisamos interromper a transmissão de pólio em Gaza e fora de Gaza. Claro que todas as partes terão de se ater a isso. Precisamos garantir que, durante todos esses dias, possamos implementar a campanha em meio à pausa humanitária”, reforçou Peeperkorn.


O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus disse na última sexta-feira (30) que temia que não fosse conseguir vacinar todas as crianças dentro do prazo de três dias autorizado para pausa humanitária na região. “Por conta da insegurança na região, das estradas e estruturas danificadas, das populações se deslocando e sendo realojadas, três dias para cada rodada, provavelmente, não serão suficientes para alcançar a cobertura adequada”, disse.

A campanha de vacinação foi idealizada após ser confirmado o primeiro caso de pólio em Gaza, em agosto, 25 anos depois de a doença ter sido extinta no local.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.