Fechar
GP1

Piauí

84 mil trabalhadores aderiram ao seguro safra no Piauí

Segundo afirmou o coordenador, a inscrição dos trabalhadores rurais da agricultura familiar foi encerrada no dia 23 de dezembro.

O Programa Garantia Safra, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), atingiu a meta de cadastramento com 84 mil e 450 adesões de trabalhadores rurais da agricultura familiar, informou o coordenador da instituição, Matias Ribeiro Cabral.

Segundo afirmou o coordenador, a inscrição dos trabalhadores rurais da agricultura familiar foi encerrada no dia 23 de dezembro. Em 149 municípios piauienses, 84.450 trabalhadores pagaram o boleto bancário e estão aptos a participar do seguro para a safra agrícola 2010/2011.

Matias Cabral ressaltou que terá direito ao benefício os agricultores familiares que, tendo aderido ao Programa Garantia Safra, vierem a sofrer perda em razão de estiagem ou excesso hídrico, comprovada na forma do regulamento, pelo menos 50% (cinqüenta por cento) da produção de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão, após verificada a regularidade quanto ao recolhimento das contribuições individuais dos agricultores familiares.

“Na safra agrícola 2010/2011 os trabalhadores rurais da agricultura familiar que aderiram ao programa poderão receber o benefício de quatro parcelas de R$ 160,00, totalizando R$ 640, em caso de perda de pelo menos 5º% da produção em caso de estiagem ou excesso hídrico, de acordo com o regulamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário”, disse Matias Ribeiro Cabral.

Os benefícios serão pagos diretamente aos agricultores, em parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos oferecidos pela Caixa Econômica Federal. O agricultor recebe o benefício sempre que as perdas na safra forem pelo menos da metade das lavouras de feijão, milho, arroz, mandioca algodão ou outras atividades agrícolas de convivência com o semiárido.

O objetivo do programa Garantia Safra é garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos a perda de safra em razão do fenômeno de estiagem ou excesso hídrico, com renda de até um salário mínimo e meio, que plantam entre 0,6 e 10 hectares.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.