Fechar
GP1

Bom Jesus - Piauí

9º Festival de Rabecas encanta moradores de Bom Jesus

O evento aconteceu entre os dias 28 e 30 de setembro.

Aconteceu entre os dias 28 e 30 de setembro, o 9º Festival de Rabecas de Bom Jesus, no Litoral do Piauí. A rabeca, que é um instrumento tocado há séculos no Piauí, se misturou à zabumba, ao triângulo, ao acordeom e a tantos outros instrumentos que deram o ritmo ao evento.

Durante esta edição, os mestres rabequeiros da cidade dividiram o palco com a nova geração composta por alunos que fazem parte da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus. Além deles, grupos de outros estados como Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e do Distrito Federal, levaram sua arte para o palco Mestre Erondino e mostraram a riqueza do intercâmbio cultural promovido neste grande encontro.

  • Foto: Divulgação/SecutMestres rebequeirosMestres rebequeiros

João Victor Costa, de 13 anos, é um dos alunos que assiste às aulas de rabeca no Espaço Cultural Mestre Joaquim Carlota e essa foi a primeira vez que ele se apresentou no palco do festival, que neste ano reuniu mais de 20 mil pessoas. “Tem um mês que comecei nas aulas e já toco tudo”,disse o menino, que também já domina o triângulo e a zabumba.

O Festival reuniu o maior público da sua história. Só na quinta-feira (29), mais de 10 mil pessoas ocuparam a avenida Josué Parente, que recebeu o palco Mestre Erondino. Por lá também passaram nomes como Tom Cleber, Aviões do Forró, Mara Pavanelly e Léo Santana.

  • Foto: Divulgação/SecutFestival de Rebecas de Bom JesusFestival de Rebecas de Bom Jesus

O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, agradeceu aos que compareceram ao evento. “Conseguimos atender todos os públicos, de todas as idades e o resultado é o sucesso desse grande festival. Durante três dias, a cidade respirou cultura, atraiu turistas e a rabeca segue se consolidando. Só temos que agradecer o apoio e a presença de todos”, disse.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.