Fechar
GP1

Piauí

A cada três minutos uma mulher é violentada no Piauí, diz pesquisa

Mulheres têm mais medo de agressão do que contrair AIDS ou câncer de mama.

Uma pesquisa do Ibope em parceira com o Instituto Avon divulgada neste mês revelou que as mulheres brasileiras têm mais medo de agressões sofridas em casa pelos seus maridos, filhos e netos do que de contrair o vírus da AIDS ou serem vítimas de um câncer.

Das duas mil pessoas foram ouvidas em todas as regiões do país no estudo denominado Percepções sobre a Violência Doméstica contra a Mulher no Brasil. Constatou-se que 56% das entrevistadas temem mais a violência do que a percepção de doenças graves.

Outro dado alarmante é que 56% das participantes não confiam na proteção jurídica e policial à vítima. As mulheres violentadas que alegaram continuar com o parceiro justificam sua decisão pelo medo de ser assassinada, por causa da criação de seus filhos ou pela condição financeira insuficiente para uma vida independente.

O assunto será discutido na audiência pública na próxima segunda-feira (27) às 10 horas na Câmara Municipal de Teresina. A vereadora Teresa Britto solicitou a audiência para saber dos órgãos competentes quais medidas foram tomadas nos últimos anos para diminuir esse tipo de crime.

”A mulher tem noção de seus direitos, tanto que cresceu o número de denúncias, porém muitas vezes ela se encontra refém de várias situações. Queremos ouvir os órgãos e gestores responsáveis pela fiscalização para saber o que está sendo feito no combate e repressão desse tipo de crime”, afirmou a vereadora.

A cada três minutos uma mulher é violentada no Piauí. Nos quatro primeiros meses desse ano, foram registrados mais de 530 boletins de ocorrência apenas na Delegacia da Mulher do Centro, que em 2008 contabilizou 4.054 casos denunciados.

Teresina possui três delegacias especializadas em crimes contra a mulher localizadas nos bairros Buenos Aires, Centro e Dirceu, esta criada no mês de março deste ano. A vereadora Teresa Britto vai propor a criação de uma comissão para acompanhar as ações de fiscalização no sentido cobrar soluções e medida preventivas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.