Teresina - PI

"A vida é uma vela", diz Themístocles Filho após morte de Assis

O deputado federal morreu após sofrer três paradas cardíacas enquanto era atendido no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras.

Fábio Wellington
Teresina
- atualizado

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Themístocles Filho, informou na noite deste domingo (05), que vai decretar luto oficial de três dias pelo falecimento do deputado federal Assis Carvalho (PT). O parlamentar morreu após sofrer três paradas cardíacas enquanto era atendido no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras.

Segundo Themístocles Filho, ele e todos os servidores da Alepi receberam a informação da morte do deputado Assis Carvalho com muito pesar.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Themístocles FilhoThemístocles Filho

“Foi com muita surpresa, pesar. A vida de todo o mundo é uma vela acesa, infelizmente. Amanhã segunda-feira 06, iremos decretar luto oficial de três, além de suspender outras atividades que estavam sendo planejadas”, disse o deputado.

Trajetória

Nascido no povoado Santo Antonio, em Oeiras, casado e pai de três filhos, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves, era o mais velho de oito irmãos. Na primeira vez que entrou em uma escola para estudar, tinha quase 10 anos de idade.

Depois mudou-se para Teresina, onde continuou os estudos e trabalhou como auxiliar de assentador de vidros, auxiliar de escritório, gerente de lojas volantes até passar no concurso para bancário da Caixa Econômica Federal, em 1982. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí no ano de 1997. Ele ainda foi o primeiro presidente da Associação de Rádios Comunitárias do Estado do Piauí.

Como bancário, presidiu a Associação do Pessoal da Caixa (APCEF) e foi duas vezes dirigente do Sindicato dos Bancários. Foi ainda membro da diretoria da Confederação Nacional dos Bancários e sócio-fundador da Cooperativa de Crédito dos Bancários de Teresina.

Assis Carvalho já exerceu o mandato de deputado estadual, deputado federal, secretário estadual de Saúde, diretor do Detran-PI e presidente da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

"Meu amigo da vida inteira", lamenta Wellington Dias após morte de Assis

Rejane Dias lamenta morte do deputado federal Assis Carvalho

Firmino Filho decreta luto de três dias após morte de Assis Carvalho

Deputado federal Assis Carvalho morre aos 58 anos em Oeiras