Fechar
GP1

Política

Aberta inscrição para concurso histórico-literário

Os alunos interessados em participar devem apresentar os trabalhos até o dia 10 de setembro

Estudantes do ensino médio regular, de escolas pública e privada, nascidos nos anos de 1991 e 1992, podem participar do concurso histórico-literário Caminhos do Mercosul 2008. Nesta edição o evento trouxe o tema A Rota do Sol, com seus lagos, campos de sal e as riquezas das culturas indígenas do altiplano boliviano.

De acordo com a coordenadora do Concurso, da Secretaria da Educação do Estado, Ilza Bezerra, o prêmio para os vencedores é uma viagem de 13 dias pela Rota do Sol. "Os alunos vão ter a oportunidade de conhecer, entre outras belezas, o Lago Titicaca e cidades como La Paz, Sucre e Potosí. A cidade de Potosí, que integra o roteiro dos alunos, foi fundada em 1546 e é Patrimônio Mundial da Unesco. Próximo à cidade, os estudantes vão conhecer o Salar de Uyuni, considerada a maior planície de sal do mundo", disse a coordenadora do concurso no Piauí.

Dentre os países que vão participar do concurso estão Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Cada país selecionará, entre os concorrentes, os seis melhores trabalhos. No final, os 36 estudantes, seis de cada país do bloco, irão viajar. No Brasil, o Ministério da Educação enviou o regulamento e o calendário do concurso para as escolas do ensino médio, na primeira semana de agosto.

O trabalho pode ser feito no formato de uma monografia, ensaio, investigação histórica ou conto. No Brasil, os trabalhos deverão ser apresentados em português e nos demais países, em espanhol, com extensão mínima de dez páginas e máxima de 20.

Os alunos interessados em participar devem apresentar os trabalhos até o dia 10 de setembro na Secretaria da Educação e Cultura do Estado. Mais informações através do telefone 3216 3812.

Promovido pelo Setor Educacional do Mercosul (SEM) e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o concurso é realizado, simultaneamente, nos quatro países do bloco em três etapas em cada país: uma seleção na escola, outra na secretaria estadual de educação e a última no Ministério da Educação. Cada país deverá selecionar seis estudantes que, juntos, farão a viagem para conhecer a Bolívia. Os gastos dos alunos com transporte aéreo e terrestre, nacional e internacional, hospedagem e alimentação serão custeados pelo SEM e pela OEI.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.