Fechar
GP1

Piauí

Ação em Cidadania garante assistência a 350 detentos da Penitenciária Irmão Guido

"O primeiro atendimento ocorreu em abril, na Casa de Custódia, o que contribuiu para reduzir a tensão no estabelecimento prisional", informou o secretário.

Os detentos da Penitenciária Irmão Guido continuaram recebendo atendimento médico, odontológico, psicológico e jurídico nesta sexta-feira (27), segundo dia do projeto Ação em Cidadania, desenvolvido pela Secretaria de Justiça, com apoio de outros órgãos governamentais e representantes da Igreja Católica. Na quinta-feira (26), primeiro dia, foram atendidos os detentos dos pavilhões A, C e Especial. Hoje os trabalhos prosseguiram nos pavilhões B e D, o que garantiu atendimento a 350 aprisionados.

O projeto é uma iniciativa do secretário estadual de Justiça, Henrique Rebelo, objetivando reduzir os problemas provocados por atraso no andamento dos processos, bem como garantir assistência à saúde dos detentos. “O primeiro atendimento ocorreu em abril, na Casa de Custódia, o que contribuiu para reduzir a tensão no estabelecimento prisional”, informou o secretário.

Os trabalhos de atendimento são coordenados pela diretora de Humanização da Secretaria da Justiça, Rosângela Queiroz, que pediu reforço no policiamento para garantir a segurança dos advogados, promotores de Justiça, enfermeiras, técnicos de saúde, defensores públicos e assessores que atuam no projeto.

O diretor de Presídios, tenente Ancelmo Portela, e o gerente da Irmão Guido, capitão Overath Tales, acompanharam os trabalhos das equipes de saúde que foram até as celas dos pavilhões. Segundo o promotor de Justiça Aristides Pinheiro, o problema mais comum dos detentos é o atraso no andamento dos processos e muitos benefícios deixam de ser requeridos na Justiça. “Estamos fazendo todo um levantamento para verificar a situação dos processos e o que pode ser feito para reduzir a população carcerária e garantir os benefícios daqueles que realmente têm direito”, informou Aristides.

“Pretendemos levar o projeto a outros estabelecimentos prisionais da capital e do interior do Estado”, afirma a diretora de Humanização, Rosângela Queiroz. Segundo ela, os trabalhos na Irmão Guido estão sendo realizados em clima de tranquilidade e os detentos colaboram, na esperança de terem seus direitos respeitados.

Oliveira Salles – Secretaria Estadual de Justiça

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.