Fechar
GP1

Piauí

Advogado é chamado de vagabundo e de bandido dentro de delegacia no Piauí

O acusado das ameaças e agressões é o soldado-PM identificado por Santiago, pertencente ao 5º Batalhão da Polícia Militar do Piauí.

O advogado Edinilson Holanda Luz, OAB-PI nº 4.540 foi ameaçado, injuriado e chamado de “vagabundo”, “moleque” e “bandido”, dentro da Delegacia de Polícia do 17º Distrito Policial, na cidade de José de Freitas-PI, a 52 km da Capital do Piauí (Teresina). O acusado das ameaças e agressões é o soldado-PM identificado por Santiago, pertencente ao 5º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, sediado no bairro Planalto Ininga, em Teresina-PI, mas que presta serviço na cidade de José de Freitas-PI. Segundo denúncia feita contra o soldado Santiago, na Corregedoria da Polícia Militar e na própria Delegacia do 17º DP, pelo advogado Edinilson Holanda, as ameaças e as injúrias contra a sua pessoa teriam ocorrido na noite do dia 14 para o dia 15 deste mês (março).
Imagem: José Saraiva/GP1Edinilson Holanda ameaçado dentro da Delegacia de José de Freitas-PI, por soldado-PM(Imagem:José Saraiva/GP1)Advogado Edinilson Holanda ameaçado dentro da Delegacia de José de Freitas-PI, por soldado-PM

Edinilson relatou ao Portal GP1, a quem entregou cópias das denúncias feitas na Corregedoria da PM; na Ordem dos Advogados do Brasil Secção do Piauí e na Delegacia do 17º Distrito que sofreu toda a violência no momento em que foi até a Delegacia de José de Freitas para saber por que seu sobrinho Mauro Herlano Luz havia sido preso por volta das 23 horas do último dia 14. O advogado Edinilson Holanda afirma que na ocasião em que o militar Santiago lhe ameaçava e agredia com nomes pejorativos, sempre colocava a mão na pistola. Edinilson garante que sofreu as ameaças na presença de várias pessoas e inclusive de outros policiais militares que se encontravam na delegacia. Edinilson arrolou como testemunhas do ocorrido, Antônio de Araújo Cunha e José Francisco da Costa Pereira. No dia 16 deste mês, o advogado Ednilson Holanda Luz denunciou o ocorrido por escrito ao Presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno e pediu providências para a violência que sofreu dentro da delegacia de polícia. Por volta das 10h40min do dia 15 deste mês, o advogado Edinilson Holanda registrou a ocorrência nº 337/2010, na Delegacia do 17º DP, contra o soldado Santiago, cuja certidão é assinada pelo próprio delegado do Distrito, Edilson Lima. No dia 19 deste mês, ele denunciou o militar na Corregedoria da Polícia Militar e pediu providências para o caso.

O Presidente da OAB-Pi, Sigifroi Moreno deverá comunicar por escrito o ocorrido ao Secretário de Segurança, Robert Rios e designar uma comissão para acompanhar as investigações em torno do caso. O advogado Edilson Holanda Luz é filho de José de Freitas-PI, de família pobre, mas estudou e hoje é advogado militante em todo o Piauí. Edinilson garante que o policial militar identificado por José Luiz foi quem lhe recebeu na Delegacia de José de Freitas, quando informou que seu sobrinho Mauro estava preso por ter desacatado o Guarda da Prefeitura Municipal de José de Freitas, identificado por Fernando Silva. O advogado Edinilson Holanda relatou ao Portal GP1 que não foi feito nenhum procedimento contra o seu sobrinho e este foi colocado em liberdade ainda na madrugada do dia 15 deste mês. “Eu vou entrar com uma ação de danos morais, pois além de ameaçado, fui muito humilhado e injuriado pelo soldado Santiago, sem nenhum motivo”, desabafa Edinilson Holanda Luz.
Imagem: Arte / GP1Boletim de ocorrênciaregistrado pelo advogado na delegacia contra o policial militar(Imagem:Arte / GP1)Boletim de ocorrênciaregistrado pelo advogado na delegacia contra o policial militar
Imagem: Arte / GP1Boletim de ocorrência registrado na Corregedoria da PM(Imagem:Arte / GP1)Boletim de ocorrência registrado na Corregedoria da PM
Imagem: Arte / GP1Advogado pede providências na OAB(Imagem:Arte / GP1)Advogado pede providências na OAB
Imagem: Arte / GP1Advogado pede providências na OAB(Imagem:Arte / GP1)Advogado pede providências na OAB
Imagem: Arte / GP1Advogado pede providências na OAB(Imagem:Arte / GP1)Advogado pede providências na OAB
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.