Fechar
GP1

Economia e Negócios

Agência de classificação rebaixa nota de crédito do Brasil

A Fitch ressaltou que há incertezas sobre a capacidade do próximo governo de garantir a aprovação da reforma em tempo hábil.

A agência de classificação de risco Fitch informou, nesta sexta-feira (23), que rebaixou a nota de crédito soberano do Brasil, de BB para BB-. Já a perspectiva mudou de negativa para estável. Segundo o relatório, o rebaixamento reflete "os persistentes e grandes déficits fiscais, um alto e crescente fardo da dívida pública e a falta de legislação sobre reformas que melhorariam o desempenho estrutural das finanças públicas".

A agência declarou que a retirada da votação da reforma da Previdência da pauta, após intervenção federal no Rio de Janeiro, representou um "importante revés" e afetou a confiança de médio prazo nas finanças públicas e no compromisso político do governo em perseguir o ajuste fiscal.

A Fitch ressaltou que há incertezas sobre a capacidade do próximo governo de garantir a aprovação da reforma em tempo hábil, já que o projeto deverá ser votado somente depois das eleições de outubro. Com o rebaixamento, o Brasil está três graus abaixo do grau de investimento – uma espécie de selo de bom pagador, que indica que determinada região é segura para os investidores.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.