Fechar
GP1

Política

Agendas da Petrobras revelam reuniões de Lula com Duque e Zelada

A Petrobras forneceu as agendas, que mostram as reuniões e viagens com os ex-diretores ao longo dos dois mandatos do petista na Presidência da República.

Documentos sobre supostos encontros do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com diretores da Petrobras foram anexados pelo Ministério Público Federal (MPF) nos autos da ação penal do tríplex do Guarujá (SP). São pelo menos 23 agendas sobre encontros e viagens de Lula com citação a participação de ex-diretores da estatal, entre eles, Paulo Roberto Costa, Jorge Zelada e Renato Duque.

Segundo o Estadão, as agendas não batem com algumas afirmações feitas por Lula durante depoimento ao juiz federal Sérgio Moro. A Moro, Lula disse que se reuniu apenas duas vezes com pessoas da Petrobras e afirmou que presidente “não tem reunião especifica” com diretor.

“Nos oito anos que eu fiquei na Presidência da República, a gente não tem reunião com a diretoria da Petrobras. Eu, em oito anos, tive dois momentos. Quando nós descobrimos o pré-sal, para discutir o plano estratégico e para decidir se a gente não ia fazer leilão do pré-sal. Era uma viagem que eu ia para a Argentina”, disse Lula.

  • Foto: Eduardo Frazão/FramePhoto/EstadãoConteúdoEx-presidente LulaEx-presidente Lula

A Petrobras forneceu as agendas, que mostram as reuniões e viagens com os ex-diretores ao longo dos dois mandatos do petista na Presidência da República.

Por nota, a defesa do ex-presidente disse que as agendas não provam nada contra Lula. E que isso mostra que membros do MPF têm acesso irrestrito a documentos da Petrobras, que eles não podem ter.

Confira a nota na íntegra:

“Os papéis apresentados pelo MPF somente servem para provar que seus membros têm acesso irrestrito a documentos da Petrobras, ao contrário da defesa do ex-Presidente Lula. Não há paridade de armas na ação.

Por outro lado, esses papéis não provam nada contra Lula. As 73 testemunhas ouvidas na ação com a obrigação de dizer a verdade inocentaram o ex-Presidente ao mostrarem que ele não é e jamais foi proprietário do triplex e muito menos participou de qualquer ato ilícito envolvendo a Petrobras”

Cristiano Zanin Martins

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.