Fechar
GP1

Piauí

Agespisa desenvolve ações contra tabagismo no Piauí

O trabalho da Agespisa no combate ao fumo já foi premiado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Criado há 12 anos, o Programa de Controle do Tabagismo da Agespisa já ajudou muitos servidores a deixarem o cigarro. Nos últimos anos, o número de fumantes caiu de 45% para 14%. As ações são desenvolvidas pela Gerência de Segurança e Medicina no Trabalho. Como parte desse esforço para livrar mais pessoas do fumo, a empresa promove nessa sexta-feira, 27, uma palestra sobre o tema Tabagismo e Meio Ambiente.

O evento é alusivo ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado na próxima terça-feira, 31 de maio. A palestra, que terá início às 8h, no auditório Rio Parnaíba, no edifício-sede da companhia, é resultado de uma parceria da Agespisa com o Comitê Estadual de Controle do Tabagismo. Será ministrada por Meire Silva, coordenadora das Ações de Combate ao Tabagismo da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

O trabalho da Agespisa no combate ao fumo já foi premiado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em 2001, com dois anos de atuação, o programa permitiu à companhia estar entre as dez empresas do Brasil que mais se destacaram no combate ao tabagismo. “Naquele ano, fomos a única empresa do Nordeste a receber menção honrosa”, destacou a assistente social Tânia Miranda, coordenadora do programa.

Ela explica que o trabalho consiste na sensibilização dos servidores sobre os riscos do fumo e no encaminhamento deles para os serviços de saúde. “Também fazemos campanhas pontuais, levando informações e alertando para o perigo do tabagismo”. De acordo com o Inca, o cigarro contém mais de 4.400 substâncias tóxicas, dentre as quais, 43 são comprovadamente cancerígenas. No Brasil, estima-se que ocorram 200 mil mortes por ano decorrentes do tabagismo.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.