Fechar
GP1

Piauí

Alunos da UESPI realizam Sarau Natalino na Casa Frederico Ozanam

A entidade é vinculada à Sociedade São Vicente de Paulo e atende atualmente 45 idosos.

Na manhã deste sábado (14), estudantes do curso de Relações Públicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Torquato Neto realizaram um Sarau Natalino no Abrigo Frederico Ozanam, bairro Primavera, na zona Norte de Teresina. Na ação social houve recitação de poesia em clima de Natal, música ao vivo e doação de material para manutenção da casa.

Socorro Barbosa Ribeiro, diretora da Casa Frederico Ozanam, enaltece a importância da ação organizada e que já está em sua segunda edição. A primeira denominada “Dia Feliz” aconteceu em julho deste ano. “A gente fica muito feliz quando vê um grupo de pessoas realizando uma ação tão maravilhosa, com um gesto de tanto amor, de paz”, afirmou.

  • Foto: Romário AntunesAlunos realizam Sarau Natalino na Casa Frederico Ozanam Alunos realizam Sarau Natalino na Casa Frederico Ozanam

Emocionada, Socorro destaca que o Natal deixa as pessoas mais sensíveis, inclusive o número de visitas ao abrigo triplica em dezembro. Segundo a diretora, ações como essa precisam acontecer não apenas neste período, mas ao longo do ano.

“Esse sentimento, que é bom, a gente não precisa só no Natal, não. A gente precisa sempre, porque eles estão aqui e as pessoas às vezes não sabem por que vir, não encontram o porquê ou dizem ‘ah, não tenho nada dar’. Eu digo que tem, sim: tem o teu amor, o teu carinho, o teu ouvido para ouvir e é isso que eles precisam”, disse.

  • Foto: Divulgação/AscomIdoso na casa Frederico Ozanam Idoso na casa Frederico Ozanam

O poeta e cordelista Weslley Deusdeth, convidado especial e responsável pela mensagem de Natal recitada aos idosos e colaboradores da Casa Frederico Ozam, diz que os verdadeiros beneficiados são os visitantes, voluntários e colaboradores que doam tempo, dedicação e recebem tudo em dobro.

  • Foto: Romário AntunesIdosos na Casa Frederico Ozanam Idosos na Casa Frederico Ozanam

“É uma experiência maravilhosa estar aqui nesta Casa e que me recebeu tão bem. Com minha mensagem, que foi recitada no Sarau Natalino, pude ver o sorriso no rosto dos idosos presentes, que são pessoas adultas e na verdade estão na infância, por quê? Porque se alegram com a nossa presença, o que é motivo de voltarmos novamente. Na verdade somos nós quem ganhamos, que doamos, recebemos e tudo isso nos faz repensar sobre o valor das nossas experiências”, explicou.

  • Foto:Romário AntunesEstudantes da Uespi visitam casa de idososEstudantes da Uespi visitam casa de idosos

Maria Guiomar Amorim, interna da Casa Abrigo há dois anos, conta que a direção da Casa tem um cuidado especial com cada um dos idosos. “Me sinto muito bem, foi aqui que eu escolhi vir morar. Cada irmão queria me levar para um lugar, aí eu bati na porta (sic) e disse que queria morar aqui, inclusive tenho dois anos de moradia. Aqui [Casa Frederico Ozanam] é minha casa, sou bem cuidada”, disse a idosa, ao acrescentar que durante muitos anos trabalhou como tesoureira no município de Canto do Buriti, no Sul do estado, de onde é natural.

  • Foto: Romário AntunesCasa Frederico Ozanam recebe Sarau Natalino Casa Frederico Ozanam recebe Sarau Natalino

O médico Anderson Garcez realiza trabalho voluntário no Abrigo há seis meses e é enfático ao afirmar que a experiência não está relacionada somente à questão social, que por si só já compensaria segundo ele, mas também por proporcionar aprendizado que será usado ao longo da profissão. “É muito gratificante ajudar as pessoas e pelo próprio perfil dos pacientes, que são idosos, traz uma experiência diferente, faz a gente entender melhor muita coisa”, falou o médico.

  • Foto: Romário AntunesSarau Natalino na Casa Frederico OzanamSarau Natalino na Casa Frederico Ozanam

O Sarau Natalino é uma ação promovida por um grupo de acadêmicos do Curso de Relações Públicas da UESPI, sob orientação da professora Graciele Barroso.

Visite, doe e ganhe amor

A diretora da Casa Frederico Ozanam reforça o convite para interessados em visitar ou promover ação social no local. “Então a gente chama você que tem boa vontade e que quer vir aqui visitar a Casa. Nós estamos sempre de portas abertas”, disse Socorro. Contato para agendar visitação na Casa Frederico Ozanam (86) 3223-0018.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.