Fechar
GP1

Política

Antonio José pretende criar o Programa Água Para Todos

A proposta que vai ser apresentada no Senado Federal segue o exemplo do Luz Para Todos, criado por Dilma Roussef, quando ministra das Minas e Energia.

Uma das propostas do candidato ao senado Antonio José é a criação do Programa Água Para Todos. A proposta que vai ser apresentada no Senado Federal segue o exemplo do Luz Para Todos, criado por Dilma Roussef, quando ministra das Minas e Energia, que leva energia elétrica a toda zona rural do Brasil.

“Como o Luz Para Todos foi uma experiência que mudou muito as condições de vida das pessoas da zona rural, agora estou propondo uma iniciativa semelhante em um setor que também vai melhorar significativamente a condição de vida dessas comunidades, até porque nós ouvimos muitas solicitações sobre abastecimento de água”, diz Antonio José.

A idéia é que o Programa Água Para Todos tenha recursos próprios e que as ações sejam realizadas pelas companhias de abastecimento de águas federais, estaduais ou programas específicas, como o PROSAR – Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural.

Pelo Programa Água Para Todos vai haver combinação de perfuração de poços, chafarizes, caixas d’agua, cisternas, adutoras e todos os meios que podem ser aproveitados para garantir o abastecimento de água, de preferência com canalização de água para todas as residências ou com ponto de água nos locais mais próximos às casas das pessoas, destaca o candidato Antonio José.

Os estados e municípios terão participação destacada na execução do Programa Água Para Todos. Os municípios serão responsáveis pela organização das comunidades para que cada um tenha sua própria gestão de abastecimento de água, enquanto os estados realizarão a maior parte do trabalho através das companhias de abastecimento de água, que tem profissionais qualificados e equipamentos.

Antonio José lembra a experiência da Defesa Civil do Piauí e da Casa do Semi - árido na construção de cisternas para ajudar no sucesso do Programa Àgua Para Todos no Estado. O candidato ao Senado Federal destaca a importância de ter na execução do Programa entidades como a Cáritas e a ASA – Associação do Semi - Árido, pela experiência do programa Um Milhão de Cisternas. “Haverá um comitê gestor do programa com a participação dessas entidades. É uma parceria público privado e iremos discutir quais as medidas necessárias para manutenção e administração do sistema”, conclui Antonio José.






Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.