Fechar
GP1

Política

Átila Lira apresentou dois projetos de lei em dez meses de mandato

Átila assumiu seu oitavo mandato como deputado federal no dia 1º de fevereiro de 2019 e possui um salário de R$ 33.763,00.

Em dez meses de mandato o deputado federal Átila Lira (Progressistas) apresentou dois projetos de lei na Câmara dos Deputados. Átila assumiu seu oitavo mandato como deputado federal no dia 1º de fevereiro de 2019 e possui um salário de R$ 33.763,00.

Um dos projetos de lei do deputado dispõe sobre a oferta de vagas em cursos de Medicina para estudantes contemplados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O outro projeto de lei foi apresentado em conjunto com outros parlamentares para alterar a Lei nº 9.096 (Lei dos Partidos Políticos) e Lei nº 9.504 (Lei das Eleições) a fim de assegurar mecanismos e práticas de transparência, democracia interna, equidade e integridade nos partidos políticos e nas eleições.

  • Foto: Hélio Alef/GP1Átila LiraÁtila Lira

O deputado apresentou seis requerimentos sendo um para realização de audiência pública para debater os custos dos cursos de medicina no Brasil e nos países vizinhos Argentina e Paraguai. Ao todo, Átila apresentou 16 propostas legislativas durante os dez meses.

Átila é titular das comissões de Educação, Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Comissão Externa Ministério da Educação, Fundeb, Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul e suplente nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Parcerias Público Privados e Medicamentos Formulados com Cannabis.

Expulso do PSB

Após contrariar a orientação do partido e votar a favor da Reforma da Previdência, o Diretório Nacional do PSB decidiu expulsar o deputado Átila Lira dos seus quadros. O parlamentar, então, aceitou o convite do senador Ciro Nogueira e se filiou ao Progressistas em setembro.

Histórico

Em 1985 Átila disputou a Prefeitura de Teresina, mas foi derrotado por Wall Ferraz. Em 1986 foi eleito para seu primeiro mandato de deputado federal. Em 1988 tentou novamente a vaga de prefeito da capital, mas perdeu para Heráclito Fortes. Foi reeleito deputado federal em 1990.

Em 1994 disputou o Governo do Estado com Mão Santa, mas não logrou êxito. Em 1998 foi eleito deputado federal, sendo reeleito nos anos de 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Átila propõe que alunos do Fies tenham 20% das vagas de Medicina

Átila Lira se filia ao Progressistas após ser expulso do PSB

Deputado federal Átila Lira é expulso do PSB

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.