Fechar
GP1

Inhuma - Piauí

Átila Lira destaca benefícios de nova universidade no Piauí

A UFDPar será criada a partir de um desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O deputado federal Átila Lira (PSB) afirmou que a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba no Estado do Piauí (UFDPar) irá beneficiar até mesmo moradores dos estados do Ceará e do Maranhão. O projeto de lei que prevê a criação de uma nova Universidade Federal no Piauí, já foi aprovado nas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e Educação, agora está tramitando na Comissão de Finanças e Tributação

Recentemente, o projeto foi aprovado na Comissão de Educação, tendo como relator o deputado Átila Lira. A UFDPar será criada a partir de um desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e será vinculada ao Ministério da Educação, tendo como sede e foro a cidade de Parnaíba. Dessa forma o campus de Parnaíba da UFPI passa a integrar a UFDPar.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Átila LiraÁtila Lira

Como o objetivo principal é atender melhor os estudantes daquela região, o deputado acredita que esse desmembramento vai beneficiar até mesmo moradores de outros Estados. "Vai significar a ampliação de novos cursos para a região. Cursos que ainda não têm, como Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, os cursos das áreas de Humanas, todos, as engenharias. Ela nasce grande, porque hoje já tem cerca de 12 cursos, inclusive Medicina. Mas ela precisa ampliar mais os cursos para atender toda a região", disse o deputado à Rádio Câmara.

A Universidade deverá ser dotada de uma boa estrutura e serão criados 221 cargos efetivos de técnicos-administrativos em educação, 47 cargos de direção, 265 funções gratificadas e oito funções comissionadas de coordenação de curso, com recursos anuais estimados em R$ 13,5 milhões. Átila Lira destacou que o projeto deverá ser aprovado ainda no primeiro semestre deste ano.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.