Fechar
GP1

Picos - Piauí

Audiência pública em Picos debate proposta de reforma da Previdência

Debate foi realizado na manhã desta sexta-feira, 29, na Câmara Municipal de Picos e reúne trabalhadores e políticos ligados a partidos de esquerda.

José Maria Barros / GP1 1 / 6 Audiência pública debate reforma da Previdência Audiência pública debate reforma da Previdência
José Maria Barros/ GP1 2 / 6 Público lota galerias da Câmara de Picos Público lota galerias da Câmara de Picos
José Maria Barros/ GP1 3 / 6 Audiênica reúne expressivo número de trabalhadores Audiênica reúne expressivo número de trabalhadores
José Maria Barros / GP1 4 / 6 Vereador Wellington Dantas (PT), autor da proposta Vereador Wellington Dantas (PT), autor da proposta
José Maria Barros / GP1 5 / 6 Audiência reúne representantes dos vários segmentos sociais Audiência reúne representantes dos vários segmentos sociais
José Maria Barros / GP1 6 / 6 Representante da Fetag critica reforma da Previdência Representante da Fetag critica reforma da Previdência

Atendendo solicitação dos vereadores Wellington Dantas (PT) e Antônio Moura (PCdoB), a Câmara Municipal de Picos realizou na manhã desta sexta-feira, 29, audiência pública para discutir a proposta de reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional e seus efeitos junto aos trabalhadores.

Realizada no plenário da Câmara Municipal de Picos, a audiência pública reuniu expressivo número de trabalhadores rurais, representantes da Fetag-Piauí, da OAB-Subseção local, dos movimentos sociais, de sindicatos e vereadores filiados a partidos de esquerda, como PT e PCdo B, siglas derrotadas nas eleições de outubro do ano passado.

Também presentes o prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva (PT), o vereador Simão Carvalho Filho (PSD) e a secretária municipal de Planejamento e Orçamento de Picos, Oneide Rocha (PT), dentre outros.

Ainda nessa quinta, 28, a organização chegou a anunciar a presença da deputada federal Rejane Dias (PT), porém, ela não apareceu na audiência pública.

Discursos

Em tom de campanha eleitoral, os oradores fizeram severas críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PSL) e contestaram vários pontos da proposta de reforma da Previdência que está em tramitação na Câmara dos Deputados e que, segundo eles, causa prejuízos, principalmente para os trabalhadores rurais.

Um representante da Fetag-Piauí disse que a proposta como está colocada prejudica o trabalhador rural e atinge a economia dos municípios. Segundo ele, no ano de 2018 foram mais de 300 milhões de reais que entraram em Picos com as aposentadorias e benefícios rurais, enquanto no mesmo período o FPM foi de pouco mais de R$ 25 milhões.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Varejista e Serviços de Picos, Marcos Holanda, disse que a proposta de reforma da Previdência prejudica os trabalhadores, principalmente o homem do campo. De acordo com ele, atualmente a Previdência Social é solidária, é bancada pelo trabalhador e pelo empregador e com a reforma isso acaba.

No entanto, suas críticas mais severas foram contra a reforma trabalhista que já está em vigor. “Nós do comércio somos regidos pela convenção coletiva e depois da reforma trabalhista estamos encontrando muitas dificuldades, porque se pode tudo, o trabalhador passou a não ter direito a nada” – denunciou.

Autor da proposta

O vereador Wellington Dantas (PT), autor da proposta, disse que o objetivo central da audiência é debater a proposta de reforma da Previdência que, segundo ele, como está posta para tramitação no Congresso Nacional prejudica os trabalhadores.

“Para barrarmos essa proposta é necessário que o povo se mobilize e proteste não apenas em Brasília onde o projeto está tramitando, mas aqui em Picos e nos mais diversos municípios da região, do Piauí e do Brasil como um todo” – sugeriu o vereador Wellington Dantas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.