Fechar
GP1

Piauí

Aulas de xadrez melhoram desempenho de alunos da rede municipal de Teresina

A modalidade esportiva faz parte do programa Nota 10 e atende 142 alunos de nove a 15 anos de idade.

O xadrez ganha espaço na Escola Municipal Nossa Senhora da Paz e se destaca por desenvolver o raciocínio lógico dos alunos e melhorar sua atenção na sala de aula. A modalidade esportiva faz parte do programa Nota 10 e atende 142 alunos de nove a 15 anos de idade, divididos em quatro turmas no Núcleo de Xadrez da Escola.

O treinador de xadrez do programa Nota 10, Júlio José Silva Neto, é professor da modalidade há 15 anos e juiz da Confederação Brasileira de Xadrez. Segundo ele, a criação de núcleos de treinamento viabilizada pelo programa Nota 10 aproxima o aluno do esporte e eleva seu desempenho escolar. “Vamos aprimorar os alunos que jogam e iniciar novos, mas não estamos trabalhando para formar jogadores competitivos. O xadrez tem função social, forma o indivíduo com características próprias de quem joga xadrez: respeito, convívio, observação e percepção”, explica.

APRENDIZAGEM

A pedagoga da E. M. Nossa Senhora da Paz, Lua de Paula, diz que é possível perceber a mudança que as aulas de xadrez trouxeram para os alunos: “Com o xadrez, eles estão sendo estimulados à concentração, à atenção e ao trabalho em equipe. Os alunos estão apaixonados, comentam sempre o quanto o xadrez desenvolve o raciocínio e torna simples questões que eles antes não conseguiam resolver”, opina.

Lucas Vinícius Gomes, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental na Escola está entre os alunos que praticam o xadrez no núcleo de treinamento do programa Nota 10. Os treinos ocorrem três vezes por semana, mas o estudante busca diariamente novos parceiros para o jogo. “Gosto de jogar com meus pais e sempre procuro jogar com pessoas diferentes. O xadrez me ensina sobre a vida e sobre mim mesmo. Aprendi, por exemplo, a perceber o jogo tocando as peças e hoje a minha limitação visual não é empecilho; eu sei que sou capaz”, encerra Lucas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.