Fechar
GP1

Mundo

Barack Obama: compromisso dos EUA com segurança de Israel é "inabalável"

O presidente americano defendeu a criação de um Estado Palestino com base nas fronteiras de 1967.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou neste domingo diante de grupos pró-Israel que o compromisso dos EUA com a segurança de Israel é "inabalável", apesar das conversas controversas com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

"Mesmo que de vez em quando discordemos, como amigos fazem às vezes, as relações entre os Estados Unidos e Israel são inquebráveis, e o compromisso dos Estados Unidos com a segurança de Israel é inabalável", afirmou Obama em meio a aplausos.

O presidente também afirmou que Washington está indo "além" da assistência militar regular ao Estado judeu com o objetivo de ajudar a "manter a superioridade qualitativa militar de Israel".

A paz não poderá ser imposta a Israel e seus vizinhos, e o voto das Nações Unidas nunca criará um Estado palestino, afirmou ainda o presidente Barack Obama neste domingo.

Obama também reiterou seu chamado para que sejam aceitas as fronteiras de 1967 com as mudanças de terras acordadas, como forma de estabelecer as bases de um acordo de paz entre Israel e os palestinos, apesar da oposição israelense.

"As fronteiras de Israel e Palestina devem estar baseadas nas linhas de 1967 com as mudanças de acordo mútuo, para que sejam estabelecidas fronteiras seguras e reconhecidas pelos dois Estados", disse o presidente

O presidente discursou na Conferência anual do American Israel Public Affairs Committee (AIPAC), que realiza lobby pró-Israel, em Washington. 
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.