Economia e Negócios

Boletim do Banco Central reduz estimativa de alta do PIB em 2018

A previsão de crescimento do PIB para este ano foi baixada de 2,70% para 2,51%.

Nayrana Meireles
Teresina
- atualizado

Segundo o relatório de mercado Focus, divulgado nesta segunda-feira (14), pelo Banco Central, os economistas reduziram a previsão de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) em 2018 e também da inflação para este ano e para o próximo.

A previsão de crescimento do PIB foi baixada de 2,70% para 2,51%. Já para o ano que vem, a expectativa é que a expansão da economia continue em 3%.

  • Foto: DivulgaçãoSafra de grãosSafra de grãos

De acordo com o boletim, a expectativa do mercado para a inflação em 2018 recuou de 3,49% para 3,45% na semana passada. Esse percentual continua abaixo da meta que o Banco Central precisa perseguir para a inflação neste ano, que é de 4,5%. Para o ano que vem, a expectativa de inflação se manteve inalterada de 40,3% para 4%. A meta central do próximo ano é de 4,25%.

Já para a taxa de juros, os analistas do mercado mantiveram em 6,25% a previsão para a Selic. Para o fim de 2019, a estimativa do mercado financeiro para a Selic continua em 8% ao ano. Esta semana, será realizado o encontro do Comitê de Polícia Monetária (Copom). Atualmente a taxa de juros está em 6,50% ao ano.

MAIS NA WEB