Fechar
GP1

Política

Bolsonaro chama manifestantes de "marginais" e "terroristas"

Ao comparar atos no Brasil e nos EUA, presidente disse que racismo americano é diferente do que ocorre no País: "está mais na pele".

O presidente Jair Bolsonaro chamou manifestantes contrários ao seu governo de "marginais" e "terroristas" ao comparar, na noite de terça-feira, 2, os atos realizados nos últimos dias no Brasil e nos Estados Unidos. Segundo o presidente, os protestos por aqui têm motivações políticas, diferentemente do que ocorre no país norte-americano, que teve como estopim a morte de um homem negro por um policial branco. Para Bolsonaro, o racismo lá é "diferente", pois "está mais na pele".

"Começou aqui com os antifas (movimento antifacista) em campo. O motivo, no meu entender, político, é diferente. (Aqui) são marginais, no meu entender, terroristas", disse Bolsonaro em frente ao Palácio da Alvorada. As declarações foram divulgadas por apoiadores no YouTube.

Bolsonaro lamentou a morte de George Floyd, um homem negro de 46 anos assassinado por um policial branco, que desencadeou a série de protestos antirracistas em várias cidades norte-americanas.

"Lá (nos Estados Unidos) o racismo é um pouco diferente do Brasil. Está mais na pele. Então, houve um negro lá que perdeu a vida. Vendo a cena, a gente lamenta. Como é que pode aquilo ter acontecido? Agora, o povo americano tem que entender que, quando se erra, se paga", afirmou. "Agora, o que está se fazendo lá é uma coisa que não gostaria que acontecesse no Brasil. Logicamente que qualquer abuso você tem que investigar e, se for o caso, punir. Agora, este tipo de movimento, nós não concordamos", emendou o presidente.

Nesta semana, Bolsonaro compartilhou uma publicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que dizia que o país iria designar a Antifa, abreviação de antifascismo, como uma organização terrorista. Um projeto protocolado na segunda-feira pelo deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), aliado do governo, também prevê enquadrar movimentos antifascismo como "terrorismo".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governadores devem prender manifestantes ou vão parecer idiotas, diz Trump

Trump inclui movimento 'Antifa' na lista de organizações terroristas

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.