Fechar
GP1

Brasil

Bolsonaro quer mais recursos para Forças Armadas protegerem Amazônia

Presidente defendeu investimento após críticas do candidato democrata Joe Biden, adversário de Trump, em debate televisionado.

O presidente Jair Bolsonaro defendeu destinar mais recursos às Forças Armadas para que o País possa proteger a Amazônia de "interesses internacionais". A declaração, em transmissão ao vivo pela internet na noite desta quinta-feira, 1, foi feita após Bolsonaro criticar a fala do candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden. O americano afirmou que poderia enviar US$ 20 bilhões ao Brasil para interromper o desmatamento de florestas tropicais e disse que, caso isso não aconteça, poderá haver "consequências econômicas".

"Parece que o Biden está querendo romper o relacionamento com o Brasil por causa da Amazônia. Sabemos que alguns países do mundo têm interesses na Amazônia, e nós temos que dissuadi-los disso. E como se faz isso? Tendo uma Forças Armadas preparadas", afirmou Bolsonaro.

O presidente disse não ver problema no fato de o orçamento do Ministério da Defesa superar o do Ministério da Educação, como chegou a ser discutido internamente no governo.

"Forças Armadas custa dinheiro, mas entendo que é investimento. Estamos fazendo o possível. No ano passado não foi contingenciado nenhum recurso. Parte da mídia de esquerda critica o tempo todo", disse o presidente. "Se algum dia algum país, uma potência, quiser fazer alguma coisa aqui no Brasil, você vai fazer o que? Vai ficar quieto, né? E daí? Vai fazer o que? Vai enfiar o rabo entre as pernas", completou ele.

Bolsonaro já havia rebatido as declarações de Biden na quarta-feira. Em suas redes sociais, Bolsonaro, em português e inglês, disse que a soberania brasileira é "inegociável" e avaliou que a declaração sinaliza "claramente abrir mão de uma convivência cordial e profícua" entre os dois países.

O Brasil tem sido alvo de frequente pressão internacional pela preservação da Amazônia. Já o governo diz que se trata de uma campanha por causa de interesses econômicos da Europa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo Bolsonaro escolhe pesquisador como novo diretor do Inpe

Bolsonaro sanciona lei que cria cadastro nacional de condenados por estupro

Bolsonaro amplia margem de empréstimos consignados aos aposentados

Bolsonaro confirma piauiense Kássio Nunes Marques para vaga no STF

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.