Fechar
GP1

Política

Bombas são instaladas nas áreas de risco para evitar alagamento em Teresina

As outras duas funcionarão na vila Mocambinho I.

Para evitar problema de alagamentos em área de riscos, a Prefeitura de Teresina instalou cinco novas bombas para drenar a água que se acumula em lagoas e córregos da zona Norte da capital. Três destas bombas foram instaladas na Avenida Marechal Castelo Branco, na altura da Vila Lagoinha. As outras duas funcionarão na vila Mocambinho I. Todos os equipamentos instalados se unirão ao trabalho de drenagem que outras cinco bombas já fazem na região do Poti Velho e Mocambinho.

O superintendente da Superintendência de Desenvolvimento Urbano - SDU Centro/Norte, Marco Antônio Ayres, explica que as bombas impedem que as águas dos rios, lagoas e das chuvas avancem e causem alagamento de ruas e casas. “Já possuímos cinco bombas em pleno funcionamento na Avenida Boa Esperança e mais duas na vila Mocambinho. Essas cinco novas bombas que instalamos foram distribuídas por outras regiões que também necessitam de drenagem. Isso evitará que mais casas sejam alagadas com as chuvas”, assegura.

Por causa da chuva desse final de semana, que elevou o nível das águas em Teresina, autoridades municipais intensificaram as providências para evitar que as famílias moradoras de áreas de risco sejam prejudicadas. Desde cedo, equipes de todas as SDUs visitaram pelas regiões mais atingidas da cidade.

Assistentes sociais, engenheiros e técnicos fizeram um trabalho de monitoramento e identificação das famílias prejudicadas. Na zona Norte, cerca de 40 famílias foram cadastradas para receber auxílio da Prefeitura. Os bairros envolvidos são Nova Brasília, vila Mocambinho, Mafrense e Lagoinha, entre outros. Segundo a gerente de Habitação da SDU Centro/Norte, Rogéria Sousa, caminhões foram acionados para remover as famílias.

“Verificamos que algumas famílias terão que ser removidas pelo fato do nível da água estar próximo das casas. Estamos cadastrando todas as pessoas que correm risco de alagamento. Para auxiliá-las, alguns caminhões foram para o local para fazer a mudança. Parte delas será encaminhada para o Programa Família Acolhedora e outra será abrigada pela Associação de Moradores”, informa a gerente.

A Prefeitura de Teresina mantém equipes de plantão para agir nos casos emergenciais e está em contato permanente com Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A perspectiva é que todas as famílias que moram em áreas de risco sejam atendidas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.