Fechar
GP1

Brasil

Brasil não participa de intervenção em outros países, diz Mourão

Presidente em exercício diz que apoio do Brasil é apenas com relação ao opositor Juan Guaidó, que se declarou presidente interino.

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, descartou a possibilidade de uma participação brasileira em uma eventual ação militar externa na Venezuela após o Brasil e os Estados Unidos reconheceram o líder opositor Juan Guaidó como presidente interino do país vizinho. "O Brasil não participa de intervenção, não é da nossa política externa intervir nos assuntos internos de outros países", disse Mourão, ao deixar o Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 23.

Horas antes, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarara que "todas as opções estão sobre a mesa" em relação ao país sul-americano.

  • Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoHamilton MourãoHamilton Mourão

Mourão afirmou que o apoio político do Brasil é em relação à decisão do líder opositor e futuramente, caso seja necessário, o Brasil vai participar de um apoio econômico para "reconstrução" da Venezuela.

Na hipótese de prisão de Guaidó, o presidente em exercício disse que o Brasil, neste caso, "só pode protestar; não vai fazer mais nada além disso." A única ligação entre as Forças Armadas de Brasil e Venezuela, afirmou Mourão, é um contato institucional entre os ministros da Defesa dos dois países.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mourão planeja usar termelétrica se Venezuela interromper energia

Nove países reconhecem Juan Guaidó como presidente da Venezuela

Bolsonaro reconhece Juan Guaidó como presidente da Venezuela

Trump reconhece Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.