Fechar
GP1

Política

Cabos eleitorais de Prefeito são acusados de espancar filho de vice-prefeito

O clima poderá ficar mais tenso ainda, em José de Freitas, caso não haja providências enérgicas.

Cerca de 40 motoqueiros, usando bandeiras amarelas e azul, com o número 45, do prefeito e candidato a reeleição em José de Freitas, Robert Freitas, são acusados de atacarem por volta das 23 horas desta sexta-feira (3), o empresário Manoel Camarço, irmão do candidato a prefeito daquele Município, Ricardo Camarço (PPS), e ainda feriram nas nádegas e no cotevelo, o filho do atual vice-prefeito, João Emílio, enfermeiro Ricardo da Silva Paz (foto).

Os quarenta homens de motos, antes de atacar o irmão do candidato Ricardo Camarço, na Fazenda Campinas, a 3 km do Centro da cidade, passaram várias vezes pela Praça Pedro Freitas, onde tinham várias pessoas se divertido, acelerando as buzinas das motos, fora de horário permitido, chamando a atenção de todos.

Eles percorreram várias ruas e avenidas da cidade, provocando barulho e incomodando as famílias que queriam dormir. Os motoqueiros com as bandeiras 45, ao passarem por Manoel Camarço, chamaram seu irmão Ricardo, de ladrão, e ainda fecharam um veículo que o empresário dirigia, uma camioneta.

Manoel estava acompanhado do cidadão identificado por Paulão. Ambos, estavam indo no momento, participar do aniversário da professora Lorena, que começaria nas primeiras horas da madrugada de hoje (4). O marido de Lorena, Fernando disse que seu filho de 7 anos, passou mal, ao ouvir o barulho das motocicletas, dentro da própria fazenda.

TIROS

Testemunhas que residem na Chácara Maravilha, próximo da Fazenda Campinas , disseram que ouviram quatro disparos de armas de fogo. O vice-prefeito João Emílio, na tentativa de defender Manoel Camarço e Paulão, foi atingido com um espinho em um dos pés e perdeu até o sapato no local bastante escuro.

O seu filho, Ricardo Paz, também foi para o local, para socorrer o irmão do candidato a prefeito Ricardo Camarço, e também foi atacado e lesionado pelos cabos eleitorais do candidato Robert Freitas. Um dos motoqueiros, identificado por José Filomeno, foi dominado pelo agropecuarista Antônio Sampaio, que saiu em socorro de Manoel e Paulão, e foi conduzido para a Delegacia de José de Freitas.

OMISSÃO DAS AUTORIDADES

Na Delegacia (fotos), quando os populares entregaram José Filomeno, só quem se encontrava de plantão, era o motorista da Prefeitura de José de Freitas, identificado por Paulo. O único policial civil escalado para o Plantão, identificado por Gilvan, só chegou ao Distrito, horas depois. Na porta da Delegacia, se aglomerou uma multidão e depois foram chegando partidários dos candidatos Ricardo Camarço e Robert Freitas.

O clima ficou tenso por alguns momentos, na porta da delegacia, e tudo só foi contornado quando chegou um reforço policial militar de Teresina. O candidato Ricardo Camarço, também foi socorrer o irmão Manoel Camarço e chegou a pedir providências sobre a segurança de José de Freitas, ao delegado geral, James Guerra e ao secretário de Segurança, Robert Rios, que informou se encontrar viajando, e que a segurança no Estado, naquele momento, estava sob o comando do delegado Raimundo Leite.

O advogado Lúcio Tadeu, ainda na noite de ontem, manteve contato com a Polícia Federal e pediu ajuda, para garantir a realização do pleito eleitoral, em José de Freitas. Lúcio Tadeu, acompanhou de perto, o ataque que os motoqueiros que usavam bandeira de número 45, fizeram na altura da Fazenda Campinas e depois na localidade Segurança. Segundo testemunhas, os principais acusados de ter comandado a violência, foram o secretário da Prefeitura de José de Freitas, identificado por Zizilmar Fernandes (Comunicação e Obras); o radialista Arimatéia Ferreira, que trabalha nas rádios do prefeito Robert Freitas e o chefe da limpeza pública, conhecido por Neto Abdias, que participavam diretamente do ato de terror, fazendo barulhos nas motos, durante a noite de ontem.

Já no início da madrugada de hoje (4), os policiais militares que chegaram de Teresina, pediram para a multidão se dispersar da porta da delegacia.

ADVOGADO AMEAÇADO

O advogado Lúcio Tadeu, que está trabalhando para a Coligação Vitória Que Vem do Povo, encabeçada pelo candidato Ricardo Camarço, já no início da madrugada de hoje, foi ameaçado de ser colocado para fora da sala de recepção da delegacia, pelo policial civil identificado por Gilvan. O advogado Lúcio Tadeu ainda teve um bate-boca com o policial Gilvan, que depois desistiu de colocar para fora da Delegacia, o atual Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí.

O clima poderá ficar mais tenso ainda, em José de Freitas, caso não haja providências enérgicas. Raimundo Nonato da Costa Silva afirma que em razão de já terem sido destruídos vários cartazes de propaganda política do candidato a prefeito Ricardo Camarço, ele e os amigos conhecidos por Zé Cará e Amadeu, estão vigiando outros materiais de propaganda do candidato que foram repostos nas saídas da cidade.

Raimundo Nonato conta que ao perceber os cerca de 40 motoqueiros, alta horas da noite, em atitudes suspeitas circulando pela PI-113, ligou duas vezes para a delegacia e quem atendeu aos telefonemas foi o motorista da prefeitura, Paulo, dizendo que se encontrava sozinho na Delegacia e não poderia fazer nada.

DECISÃO DA JUÍZA

A Juiza eleitoral de José de Freitas, Maria Zinar, cancelou a carreta que estava programada para o dia de hoje do candidato à reeleição, Robert Freitas. A informação foi prestada pelo advogado Lúcio Tadeu.

 Fotos: GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.